Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidatos denunciam questões repetidas no concurso da SEDUC

Algumas perguntas foram respondidas na revisão de véspera em um cursinho em Teresina

07/06/2014 16:49

Pelo menos 10 questões da prova de Lei de Diretrizes Básicas e Didática do concurso da SEDUC, ocorrido no último domingo (01), já eram conhecidas por alguns candidatos, principalmente por aqueles que costumam estudar resolvendo provas elaboradas pela mesma banca para outros certames.

Segundo informações apuradas pelo PortalODIA.com, as questões foram repetidas do concurso realizado em Parnarama-MA no mês de março. A banca organizadora dos dois certames era o Nucepe. Algumas perguntas, inclusive, foram respondidas na revisão de véspera, por professores de um cursinho preparatório para concurso em Teresina.

Os candidatos formalizaram a denúncia junto ao Ministério Público Estadual, questionando a falta de isonomia do concurso público, haja vista que quem teve acesso às questões aplicadas em Parnarama teve as chances aumentadas pela falta de ineditismo.

A prova de Lei de Diretrizes Básicas e Didática somava 20 questões ao todo, portanto, como estão sendo questionadas pelo menos 10 perguntas, o concurso fica prejudicado. Os candidatos querem a anulação do certame.

O promotor Fernando Santos confirmou que recebeu a denúncia, mas declarou que só vai avaliar o seu teor na próxima segunda-feira. �€œEntão decidiremos que medidas serão tomadas�€, disse ele.

Segundo o presidente do Nucepe, Jorge Martins, o prazo para que os candidatos entrassem com recurso junto à banca foi até quinta-feira (05). O prazo para análise termina no próximo dia 18 de junho, quando os professores vão se pronunciar a respeito do que está sendo contestado pelos candidatos.

Novo cronograma para as provas anuladas deve sair em até dias

Após constatar falhas no processo de impressão e empacotamento das provas de Geografia e Física, aplicadas no município de Piripipi, o Nucepe decidiu anular o concurso para essas áreas e elaborar um novo cronograma de aplicação das provas.

Segundo Jorge Martins, a banca está concluindo essa etapa para que a nova data seja aprovada pela SEDUC. A previsão para publicação do cronograma é de até 10 dias.


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: