Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caminhada da Fraternidade leva multidão para as ruas

Com o tema "˜Servir é o nosso Caminho"™, evento traz duas bandas em trios elétricos.

14/06/2015 09:51

Numa manifestação de fé e amor ao próximo, a Caminhada da Fraternidade deste ano leva milhares de pessoas para as ruas de Teresina. A estimativa é de que, pelo menos, 70 mil pessoas estejam participando do evento que traz dois trios elétricos com bandas católicas e um aparato de segurança pensado para garantir a tranquilidade do trajeto.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

“Nós temos pelo menos 50 jovens envolvidos na organização da parte musical da Caminhada que traz duas bandas: Os Filhos da Mãe e Os Abençoados. Eles têm a missão de não deixar o povo parado. O outro trio está levando o pessoal da Arquidiocese”, explica o Padre Francisco Borges, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Renascença. Para ele, as bandas integram os jovens o projeto da Caminhada e no ato de servir ao próximo e todos se sentem á vontade para participar.

A Polícia Militar de Teresina também está presente da Caminhada da Fraternidade e montou um aparato de segurança pensado para evitar imprevistos e garantir a segurança e a tranquilidade daqueles que participam no evento. De acordo com o major John Feitosa, comandante do 1ºBPM, duas viaturas da Força Tática há uma viatura da Força Tática fazendo paradas em pontos estratégicos do percurso enquanto outra fica circulando pelo perímetro do local.

Além disso, há vários grupos de policiais circulando no meio da multidão e uma viatura do RONE para dar apoio. O SAMU também está presente com duas ambulâncias e a Polícia Rodoviária Federal está garantindo a interdição da Ponte Juscelino Kubitscheck e do treco da Avenida João XXIII que leva à Nossa Senhora de Fátima. Agentes da Strans também estão no local orientando os motoristas sobre os desvios da rota.

Caminhada traz gente de fora do Piauí

Não só os teresinenses e pessoas do interior do Estado marcam presença na Caminhada da Fraternidade. O evento conta a inda com a participação de gente vinda de outros Estados, como é o caso do senhor Francisco Neto, que está trabalhando na Paróquia de São Benedito desde o fim do ano passado. Ele é pernambucano e diz ter as melhores expectativas sobre a Caminhada da Fraternidade.

“Eu vim de Pernambuco a pouco tempo e já fazia parte de grupos católicos, então me transferiram para a Paróquia de São Benedito onde tudo começa. Sempre é bom ver que as famílias estão se reunindo para agradecer a Deus pelo dom da vida e a fraternidade”, diz Francisco Neto.

Evento reúne público variado

Assim como nas 19 edições anteriores, a 20ª Caminhada da Fraternidade reúne gente de todas as idades em favor do ‘servir ao próximo’. Em uma passagem rápida pela multidão é possível encontrar desde adolescente do grupo Encontro de Jovens com Cristo a pessoas de mais idade. É o caso da aposentada Francisca da Costa, que tem 60 anos e tá participou de todas as edições anteriores da Caminhada. “Eu venho por causa da igreja, gosto de estar aqui. Servir é o nosso caminho, é o caminho de Deus, é viver para Cristo e viver na fé”, diz a senhora.

Um grupo de cadeirantes também se reuniu para participar do evento. Um deles, dona Maria Francisca da Mata, diz que a cadeira de rodas não lhe impede de ajudar outras pessoas e que vê na Caminhada uma oportunidade de fazer novas amizades. “Pra nós é muito importante estar aqui. Só porque somos cadeirante não significa que temos que ficar em casa não. Estamos nas ruas e servir é o nosso caminho e estamos prontos pra isso”, diz dona Francisca Maria.

Danilo Miranda, que integra o Encontro de Jovens com Cristo (EJC) acredita que a Caminhada é uma forma de integrar a juventude que está muito dispersa. 

Por: Maria Clara Estrêla com informações de Ana Paula Diniz
Mais sobre: