Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cadeia de Altos: 23 detentos estão internados por causa de infecção

Ontem (24), mais um detentos morreu dentro da unidade penal. Foi a quarta morte em 10 dias. Sejus e Sesapi destinam leitos no HGV para detentos contaminados.

25/05/2020 09:47

Pelo menos 23 presos da Cadeia Pública de Altos estão internados com suspeita de infecção por contaminação da água da unidade penal. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) neste domingo (24). Esta não é a primeira vez que presos da penitenciária precisam ser hospitalizados: no dia 08 de maio, 48 detentos também foram submetidos a atendimento médico especializado após serem acometidos por uma infecção.


Leia também: Detentos da Cadeia Pública de Altos testam negativo para a Covid-19 


Na ocasião, a Sejus informou que eles deveriam ter sofrido uma intoxicação alimentar ou por água. O Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi) chegou a denunciar a existência de um sumidouro na parte de trás da Cadeia Pública que estaria contaminando o lençol freático da região e, consequentemente, a água consumida pelos detentos.

Quando foi ontem, um detento morreu dentro da unidade por suspeita de leptospirose. Trata-se de Robert Ozeas da Silva Pereira, o quarto preso que faleceu na Cadeia Pública de Altos com quadro de infecção somente nos últimos 10 dias. Na quinta-feira (21) a unidade prisional foi alvo de uma vistoria pelas Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Direito Penitenciário da OAB-PI. O objetivo da visita era justamente avaliar o plano de contingência de enfrentamento a esses casos de adoecimento dos presos.


Sejus e Sesapi estão com um plano de contingência par atender aos detentos contaminados na Cadeia Pública de Altos - Foto: O Dia

Neste domingo, três dias após a vistoria da OAB, a Sejus e a Sesapi tornaram público que estão em parceria, reforçando o atendimento aos detentos da Cadeia Pública de Altos. Foi instalada na unidade uma enfermaria para acompanhamento dos internos e aqueles que apresentarem sintomas mais graves serão encaminhados para o Hospital da Polícia Militar (HPM) ou para o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Neste último, a Sesapi disse que está disponibilizando uma ala com 20 leitos para recebimento desses casos de infecção de detentos.

Dentro da unidade também estão sendo tomadas medidas. Segundo a Sejus, a caixa d’água e a tubulação da cadeia foram limpas. Foi instalado ainda um dosador de cloro no poço. Enquanto a situação não é resolvida, os internos e os servidores estão tendo que consumir água mineral.

“Estamos dando atenção especial para a situação. Desde a detecção dos casos todo o tratamento necessário está sendo oferecido. Na enfermaria da Cadeia de Altos temos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão fazendo o acompanhamento, tratamento e encaminhamento dos detentos. Todos estão sendo atendidos”, disse o secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: