Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bons de Fogo realiza cursos de churrasco com Chef Marcão e Gabriel Veiga

Os cursos terão degustação de todos os cortes de carne com cerveja e água, além da certificação do Bons de Fogo.

15/10/2020 17:31

A escola de churrasco “Bons de Fogo”, realiza neste sábado e domingo, 17 e 18, cursos na modalidade básica e avançada de churrasco com chefs e assadores renomados do Brasil. Esta edição conta com a participação do chef Marcus Santos, conhecido como “Marcão”, Chicão Soares, Igor Rocha e participação especial de Gabriel Veiga, conhecido como “o Índio”.

Nessa temporada, os cursos contaram com conteúdo diferenciado, com programa voltado para o ensino desde a história do churrasco no Brasil, passando por noções básicas de produção bovina, até os principais cortes, culinária rústica e técnicas de empratamento.

Foto: Divulgação

Gabriel Veiga une a tradição e ciência através da comida. Pesquisador, gastrônomo e sommelier, contempla o resgate de técnicas milenares e ancestrais vinculadas a conservação e fogo. Alimentos vivos, embutidos, curados e ou qualquer outra coisa fermentável fazem parte do leque de alquimias do assador. Nesta edição ele irá prestigiar o Bons de Fogo com diferentes métodos de cocção indígena.

 “Sou um pesquisador e revivo à vista das técnicas ancestrais que a humanidade desenvolveu há 10 mil anos e acabaram em desuso. O que eu faço é o resgate do simples, sempre valorizo o produto local, os ingredientes locais que são frescos e faço a transformação do alimento através da fermentação, da conservação, afim de melhorá-lo e desenvolver mais sabor, além de aumentar a instabilidade também. E todas essas técnicas aliadas ao fogo. Então vão ser acompanhamentos com técnicas indígenas antigas e muito divertidas”, explica.

Gabriel Veiga, conhecido como "Índio". Foto: Divulgação

Já o biólogo e amante de churrasco, Chicão Soares, pretende ensinar como escolher as proteínas para o churrasco, se baseando na qualidade do acondicionamento, qualidade da camada de gordura e do marmoreio, que é a gordura entremeada, entre outros aspectos.

“Uma carne mal acondicionada tem sua qualidade prejudicada, quem não sabe disso acaba pagando um preço incompatível com a qualidade da carne. Um quilo de picanha com uma camada excessiva de gordura tem o mesmo preço de uma peça com a quantidade adequada, que vai ter mais carne e melhor rendimento, dentre outros exemplos. Um bom churrasco começa pela escolha adequada das proteínas, fora que ter esse conhecimento ajuda na relação custo x benefício”, afirma.

Na modalidade Introdução ao Churrasco, com valor de R$ 350, o conteúdo programático do curso envolve a história do churrasco no Brasil, ensinamentos sobre a raça Nelore e Angus, noções básica de produção bovina, abate e desossa, boas práticas, planejando o churras, descongelamento correto, acompanhamentos por Gabriel Veiga, principais cortes com e sem osso, braseiro perfeito, controle de radiação e picanha na régua.

Foto: Divulgação

Já na modalidade Churrasco Avançado, com valor de R$ 420, os inscritos terão a oportunidade de conhecer mais sobre raças, reprodução, manejo e nutrição animal, produção de gordura, abate precoce, cruza industrial, certificação Angus, boas práticas, calculando o churrasco, marinada perfeita, churrasqueira virou fogão, controle de radiação, importância da cinza e do carvão, construção do sabor, exercícios de criação, reações do fogo no alimento, culinária rústica, acompanhamentos por Gabriel Veiga e técnicas de empratamento.

Foto: Divulgação

Os cursos terão degustação de todos os cortes de carne com cerveja e água, além da certificação do Bons de Fogo. Os valores das duas modalidades têm desconto para bons de fogo. Os cursos irão ser realizados no Saloon Pub, localizado na rua Angélica, número 145, bairro de Fátima, zona Leste de Teresina. A modalidade básica acontece no sábado (17), das 10h às 17h. Já a modalidade avançada irá ocorrer no domingo (18), também das 10h às 17h.  

Além disso, a escola Bons de Fogo está disponibilizando valores promocionais pra quem optar pelos dois cursos, sendo que o pagamento pode ser feito via boleto, cartão de crédito ou transferência. 

Para fazer a inscrição na modalidade básica, clique aqui 

Para fazer a inscrição na modalidade avançada, clique aqui 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: