Barragem se rompe e ameaça isolar 19 povoados em Barras

Prefeito diz que prioriza obras de estradas que dão acesso às escolas.

10/03/2014 15:55h - Atualizado em 10/03/2014 16:06h

Compartilhar no

Uma ponte que dá acesso a aproximadamente onze localidades da zona rural de Barras está ameaçada depois de uma barragem se romper na última semana devido às constantes chuvas que tem caído na cidade, localizada a 127 km ao Norte de Teresina.

No final do ano passado, a ponte sobre o Riacho Santo Antônio foi concluída pelo Governo do Estado, mas nunca foi inaugurada. A reclamação dos moradores, entretanto, não diz respeito à ponte em si, mas ao acesso que deveria existir - com cerca de quatro quilômetros, dois de cada lado da ponte - e não foi construído.

A associação de moradores da região espera que a prefeitura tome uma providência o quanto antes já que as fortes chuvas só prejudicam a situação de quem tem que passar pelo local todos os dias.

Segundo a moradora Ana Lúcia, a comunidade já fez várias reivindicações. “Fizemos um abaixo assinado e um requerimento junto à prefeitura de Barras e acionei a Defesa Civil, que só colocou uma faixa indicando perigo”, acrescentou.

Uma parte da barragem já se rompeu e água tem chegado com mais força à ponte do Riacho Santo Antônio, prejudicando inclusive a passagem do ônibus escolar. Segundo Ana Lúcia, os alunos caminham dois quilômetros para conseguir chegar até o ônibus, pois o veículo não teria como passar além dos limites da ponte.

O prefeito Edilson Capote informa que já foi autorizado o conserto da barragem, mas que os acessos cobrados pela população terão que esperar um pouco mais. Isso porque, devido às chuvas, existem várias outras estradas que ficaram intrafegáveis, incluindo algumas que dão acesso às escolas. “Temos duas equipes de máquinas trabalhando. Depois que terminarmos esses casos mais urgentes é que poderemos resolver essa outra situação”, garante o prefeito.

Compartilhar no
Edição: Nayara Felizardo
Por: Allana Souza

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário