Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bancos no Piauí não vão abrir nesta sexta-feira (26) e 30 de março, diz sindicato

82,6% dos trabalhadores decidiram por não trabalhar presencialmente – nos feriados que foram decretados pelo Governo do Piauí

26/03/2021 12:43

O Sindicato dos Bancários do Piauí informou que os bancos do Estado não vão abrir nos feriados dos dias 26 – nesta sexta – e 30 de março. A decisão ocorreu após uma assembleia virtual dos trabalhadores, na noite dessa quinta-feira (25). 82,6% dos trabalhadores decidiram por não trabalhar presencialmente – nos feriados que foram decretados pelo Governo do Piauí.

A medida visa conter a transmissão da Covid-19. Com isso, os atendimentos serão apenas de forma digital e via caixas eletrônicos. Para o Presidente do Sindicato dos Bancários, Odaly Medeiros, o trabalhador tem direito aos feriados afim de contribuir para a não disseminação da Covid-19 e ajudar a preservar a sua saúde e a da população.

Foto: Arquivo/ODIA

 “A categoria bancária muito trabalhou e se sacrificou nesse 1 ano de pandemia para que a economia não parasse e pudesse ajudar a população mais necessitada. Mas estamos vivendo o pior período dessa crise da Covid-19 e nossos trabalhadores também estão se contaminando. Então é necessário aproveitar o decreto dos feriados que o Governo do Estado do Piauí publicou para que possamos dar uma diminuída na disseminação dessa doença e proteger a vida dos bancários e da população”, disse.

Para o Diretor Antonio Carvalho Machado, os bancos não estão preocupados com a situação da classe trabalhadora.

“Os bancos estão divulgando que vão abrir as agências. Não comunicaram os funcionários em tempo hábil e estão informando de maneira aleatória, sem convocar ninguém. Então, o entendimento da Assembleia é de que iremos obedecer ao que está decretado pelo Governo Estadual, que antecipou os feriados e por conseguinte, a categoria não é obrigada a trabalhar. Uma votação de 82,6% é mais do que expressiva e mostra a vontade do trabalhador bancário em ajudar a não disseminar a Covid-19.”

A assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários disse que “repudia veementemente a atitude dos bancos em insistir e em descumprir decretos estaduais e municipais que restringem a circulação de pessoas, que tem a pretensão de evitar aglomerações e os bancos insistem em descumprir esses decretos, abrindo agências num dia de feriado que foi antecipado para evitar que as pessoas se contaminem e possam ficar em suas casas. O Sindicato dos Bancários e a classe trabalhadora está em favor da vida. Em favor das medidas sanitárias que comprovadamente podem evitar mortes de bancários, bancárias, de clientes dos bancos e da população em geral. A vida em primeiro lugar.”

Na próxima segunda-feira (29) a classe trabalhadora deve se reunir novamente em Assembleia para avaliar se irá parar no feriado da quarta-feira (31), caso as Prefeituras Municipais do Piauí oficializem os feriados antecipados de suas cidades.

Mais sobre: