Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Banco de leite humano registra queda na pandemia e pede doações

O leite doado é encaminhado para amamentar os bebês prematuros e internados das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

20/10/2020 11:11

Durante o período de isolamento social, as doações de leite materno diminuíram significativamente. O leite doado é encaminhado para amamentar os bebês prematuros e internados das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Maternidade dona Evangelina Rosa  (MDER). 


Leia também:

Projeto institui semana estadual de doação de leite materno


De acordo com a Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MDER, neste momento a Maternidade está necesitando de doação .

"No início [da pandemia] foram bem restritas [as doações], a partir de abril despontou melhoria, no entanto, com saída de doadoras do quadro de doação precisamos repor urgente novas doadoras no grupo", explica Vanessa Paz.

Vanessa diz ainda, que as mães tinham medo de fazer as doações no inicio da pandemia, mas com o passar dos meses foram repassadas orientações para que as mamães perdessem o receio de ajudar outros bebês.


Para Marília Gabriela doar leite materno é um sonho realizado. Foto: Arquivo Pessoal

Entretanto, este não é o caso da mamãe de primeira viagem e técnica de enfermagem, Marília Gabriela de 23 anos. A autônoma sempre teve o sonho de doar leite materno e com a chegada do Gabriel Henrique, há 3 meses, o desejo se tornou realidade, mesmo em meio a pandemia.

 "Bem antes eu via as propagandas e sempre tive vontade e pedia a Deus pra um dia quando eu fosse mãe ele me desse a oportunidade de amamentar meu filho e consequentemente ajudar outras mamães que por algum motivo não conseguiram ou não podem", afirma Marília.


Marília Gabriela de 23 anos e o filho Gabriel Henrique de 3 de meses. Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, a história da Marília com a doação de leite, começou antes mesmo dela pensar em ser mamãe. Quando Marília nasceu ela não conseguiu mamar no peito de sua mãe e, precisou do leite de pessoas que estiveram  assim como ela, dispostas a compartilhar o leite materno.

 "Por algum período eu mamei em duas vizinhas minhas que hoje considero como mãe de leite, minha mãe fazia a extração do leite para me da no período da noite . É assim Deus fez, realizou meu desejo, meu filho pegou o peito de primeira, não tive dificuldade pro leite sair , mais nas primeiras semanas tive dificuldade de amamentar por causa das fissuras, mais com apoio da minha tia Elma e do meu marido George em meio as dores durante a amamentação estamos aqui seguindo com amamentação exclusiva e compartilhando amor e vida com o próximo", relata Marília Gabriela.


Marília Gabriela amamentando o filho. Foto: Arquivo Pessoal

Para fazer a ordenha, a técnica de enfermagem diz que o processo é mais tranquilo do que imaginou, pois ela utiliza a bombinha de extração elétrica. Então, a cada retirada de leite, ela  coloca o liquido dentro de um recipiente que é dado pela maternidade, em seguida, o vidro é colocado dentro do congelador, com as informações de data e horário da retirada, a quantidade de semana gestacional e a data do nascimento do neném.

"Eles pegam toda semana nas segundas feiras e em caso de feriado na segunda na quarta-feira. E pra mim é uma sensação inesquecível, inexplicável que as vezes me faltam até palavras . A primeira vez que tirei pra doar , eu queria gritar pro mundo e falar pra todas as mamães o quanto é bom fazer o bem, se colocando no lugar de várias mamães", declara Marília Gabriela. Por fim, a mamãe de primeira viagem diz que pretendo doar leite materno em quanto tiver  leite.

Banco de leite 

Para entrar em contato com Banco de Leite da Maternidade é só ligar para 0800 280 2522 ou mandar mensagem  pelas redes sociais. Instagram: @bancodeleitethe e Facebook: Banco de Leite THE.


Por: Sandy Swamy
Mais sobre: