Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

B-R-O-Bró traz a beleza dos ipês, mas exige cuidados redobrados com a saúde

Piauienses já começam a sentir as características da época mais quente do ano e devem se preparar para evitar complicações de saúde.

21/08/2016 07:58

Não que Teresina seja uma cidade com temperaturas amenas entre janeiro e agosto, mas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, o calor costuma ser ainda mais forte. É o conhecido B-R-O-Bró, expressão utilizada para caracterizar os meses mais quentes do ano. Mesmo antes da ‘abertura oficial’ do período, a população já começa a sentir as consequências dos picos de calor. Especialistas destacam o que pode ser esperado do período e as precauções necessárias para lidar com o B-R-O-Bró.

Este ano, o período se aproxima após ter sido registrada a mais alta temperatura do planeta em julho. As informações são dos relatórios da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e da Agência de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), que mostra que o mês passado bateu o recorde de junho de 2015 e se tornou o mais quente já registrado na história.

Para Teresina, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, a expectativa é de temperaturas acima dos 40°C. “O que justifica esse recorde de altas temperaturas é o aquecimento global. Aqui no Piauí, apesar de não estarmos mais passando pelo El Niño, o mês de setembro continua a ser esperado como o mais quente, com temperaturas altas, que atinjam de 39°C a 42°C”, explica.

Para Teresina, Sônia acredita que, antes do início do B-R-O-Bró, aconteçam leves pancadas de chuva, que têm o aparecimento costumeiro nesta época do ano. Mas nada suficiente para impedir as altas temperaturas esperadas nos meses subsequentes.

A meteorologista destaca que as mais altas temperaturas já registradas no Piauí chegaram a alcançar a marca de 44,7°C, no município de Bom Jesus, localizado no extremo Sul do Piauí, em 2005. Desta vez, o B-R-O-Bró chega com médias esperadas de temperaturas até 42°C.

Mas nem tudo é só sobre o calor. Como um gracejo pela população ter que lidar com o tempo inóspito, é também neste período que acontecem as floradas dos ipês. A primavera do sertão chega com cores que invadem os espaços urbanos.

Apesar de não ter estações do ano bem definidas, a florada dos ipês é responsável por anunciar a chegada da primavera no Piauí, que, no hemisfério Sul, começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. A árvore, que surpreende na cor, também pode assustar pelo tamanho e atingir até 30 metros de altura.

Além de conquistar pela beleza, o ipê é uma boa opção para arborização, por não demandar tantos cuidados ou ter raízes agressivas. Adaptado ao clima quente típico da região, a árvore apresenta facilidade para o plantio. Por serem árvores típicas de cerrado, bioma que a cidade de Teresina está inserida, os ipês ocorrem com bastante frequência no município.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: