Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

B-R-O-Bró : Setembro inicia com o maior índice de queimadas dos últimos 5 meses

Com o início do B-R-O- Bró, os focos de incêndios tem aumentado em todo o estado.

02/09/2020 14:31

Um incêndio de grandes proporções atingiu o município de Domingos Mourão e Pedro II, região norte do Piauí. Há pelos menos 22 dias o Corpo de Bombeiros tenta conter o fogo.

Foto: Divulgação/Inpe

Com o início do B-R-O- Bró, os focos de incêndios tem aumentado em todo o estado. No dia 01 de setembro, por exemplo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou no Piauí 167 focos de queimadas, o que significa 2.683% a mais do que no dia 1° de agosto (6). 


Porém,  se comparado a quantidade de focos de incêndio no Piauí durante o mesmo período do ano passado, diminuiu em 42%. Em 2019, o Estado registrou  3.369 incêndios, já este ano foram 1.947.

Os dados são referente ao período de 01 de janeiro a 01 de setembro, assim, os focos registrados em 2020 é o menor dos últimos 5 anos. O maior índice registrado, dentro do levantamento, foi no ano de 2018, onde ocorreram 4.333 queimadas.

Outro dado alarme, é que o estado do Piauí está em alerta com risco de fogo. Pode se perceber que a região Sul do Piauí é a mais afastada. No mapa, as cidades de Floriano, Nazaré do Piauí, Guadalupe e Jerumenha estão com mais risco de fogo. 

Como prevenir queimadas 

Somente nos últimos Nos últimos 7 dias, o Nordeste contabilizou 10.498 focos pelo satélite. O que pode aumentar com a chegada do período mais quente.

Porém, de acordo com o sargento Rodrigo Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Floriano, estes focos de incêndios podem ser prevenidos.

"O cidadão que tem propriedade ou sua casa próximo a vegetação seca, ele tem que fazer um acero de um a dois metros ao redor da casa pra evitar o incêndio e evitar que o fogo, se acontecer, fique colado na sua cerca ou na sua casa. Se a pessoa não tiver como fazer uma queima controlada do terreno pra limpar, não toque fogo. Não é a melhor forma de se limpar um terreno se a pessoa não domina essa prática, porque foge do controle e o problema fica grande. Fora que o prejuízo para o meio ambiente é imensurável, além dos prejuízos pra saúde que também são muito grandes. Pode acarretar problemas respiratórios, queimaduras para quem tenta apagar esse fogo. Pra evitar a queima controlada, capine e, se identificar focos, denuncie porque tocar fogo em mata é crime a punição é prevista em lei, finaliza.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Sandy Swamy
Mais sobre: