• show Legião Urbana
  • casa gourmet 2018
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Xavier Neto e mais 2 morrem em acidente de avião no Sul do Piauí

Os corpos foram encontrados carbonizados e totalmente irreconhecíveis

06/03/2012 12:20h

O blogueiro do portalODIA.com, Vanilson Medeiros, esteve no local do acidente e confirma que há três corpos carbonizados entre os destroços da aeronave prefixo PT-NKS. O monomotor caiu por volta de 10h30 desta terça-feira (06) em uma área rural do município de Elizeu Martins.

- veja fotos no final da matéria

As vítimas, informa o blogueiro, estão na parte dianteira da fuselagem. Os corpos estão irreconhecíveis.

Moradores da comunidade Coroatá presenciaram o momento em que a aeronave caiu. "Eles contam que o motor fez um barulho estranho e logo despencou em círculos", relata Vanilson Medeiros. O local do acidente foi encontrado graças à fumaça emitida pelos destroços.

As testemunhas viram também papeis voandono ar. No local, foram recolhidos pedaços de um aparelho telefônico, um chip de celular e um cartão de memória. Não há malas, roupas ou documentos pessoais entre os destroços.

O correspondente do portalODIA.com informa ainda que uma das asas está a 20 metros do restante da aeronave.

Em nota enviada à imprensa, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) confirma a morte do conselheiro e ex-deputdo estadual Xavier Neto e do conselheiro substituto Jaime Amorim Júnior. A terceira vítima é o piloto do monomotor, que ainda não teve o nome divulgado.

Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil estão a caminho do local do acidente.

Por conta do ocorrido, o TCE adiou as sessões plenárias que deveriam ocorrer nesta quinta-feira (8) e no próximo dia 15. Agora, elas serão realizadas somente nos dias 15 e 19 de março.


Notícia Original


Um avião monomotor (PT-NKS) caiu na manhã de hoje nas proximidades do município de Elizeu Martins. A aeronave decolou na manhã de hoje do aeródromo Nossa Senhora de Fátima, na região da Cacimba Velha, Zona Rural de Teresina.

A assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) confirmou a O DIA que o conselheiro Xavier Neto (ex-deputado estadual) estava no avião. Além de Xavier, também estava na aeronave o auditor Jaime Amorim Júnior, que é conselheiro substituto do TCE.

O coronel Rubens Pereira, comandante da Polícia Militar do Piauí, diz que há relatos que a aeronave explodiu no ar e caiu próximo a uma serra. A possibilidade do avião ter colidido contra a formação rochosa não está descartada.

O local onde os destroços do avião foram avistados fica a 40 km do município de Elizeu Martins.

"O que temos são relatos de pessoas da região. Já mobilizamos equipes em Canto do Buriti e Elizeu Martins e enviamos o helicóptero da PM para a região", informa Rubens Pereira.

Também foram deslocadas para a região equipes do Corpo de Bombeiros de Picos e Floriano. A Polícia Civil destacou um delegado para acompanhar o caso.

De acordo com o comandante da PM, ainda não há confirmação de vítimas. A aeronave estaria tripulada pelo piloto e dois servidores do Tribunal de Contas do Estado, entre eles o conselheiro Xavier Neto.

O superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) em Teresina, Wilson Estrela, afirma que o plano de vôo foi traçado, originalmente, para o aeródromo de Bom Jesus. Mas, segundo ele, é comum as aeronaves desviarem o plano e pousarem em outras pistas que não são homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com o superintendente, a torre de controle do Aeroporto de Teresina controla o tráfego aéreo em um raio de 80 km. Passando disto, o controle passa a ser feito pelo Cindacta III (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) de Recife. Quando ocorre a perda de contato com uma aeronave, o próprio Cindacta aciona seu Salvaero, uma equipe que tem o objetivo de localizar ocupantes de aeronaves em situação de emergência.

Por: Maria Romero, Rmulo Maia e Thiago Costa

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado