Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Autoescolas do Piauí querem antecipar data de reabertura

Segundo o calendário de reabertura gradual anunciado pelo governo, as autoescolas estariam enquadradas no setor de educação, previsto para retornar somente no dia 22 de setembro

20/07/2020 15:18

As autoescolas do Piauí querem antecipar a data de reabertura das atividades. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (20/07) por representantes dos empreendimentos durante reunião do governador Wellington Dias com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arão Lobão, e técnicos do governo estadual.

Segundo o calendário de reabertura gradual anunciado, as autoescolas estariam enquadradas no setor de educação, previsto para retornar somente no dia 22 de setembro. Os proprietários alegam, contudo, que estão diretamente ligados aos serviços do Detran-PI, que retornará no dia 10 de agosto.


Leia também

Pós-pandemia: veja cuidados e dicas de higiene para retomada das atividades 


Djacira Vieira, proprietária de uma autoescola, reivindicou que as empresas possuem condições de garantir o distanciamento social, com as aulas presenciais acontecendo de forma remota, e os procedimentos de segurança exigidos para caso de atendimentos presenciais.

“Somos mais de 150 empresas em todo o estado e queremos ser colocados no setor da administração pública, já que somos ligados ao Detran, pois temos as condições de funcionamento seguindo todos os procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária de higienização e distanciamento das pessoas”, afirmou.

Foto: Divulgação 

Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), explicou que as autoescolas são consideradas ambiente escolar pelo alto risco de infecção pelo novo coronavírus. Ela defende que a decisão de antecipar a reabertura do setor só deve ser tomada após uma nova avaliação da equipe técnica.  

“Precisamos esperar a próxima avaliação a partir dos segmentos que já foram autorizados a abrir, para darmos uma posição sobre a reabertura das autoescolas, é a forma mais prudente, pois o segmento não atende a métrica proposta deste momento, no qual só é autorizado até cinco pessoas em ambiente fechado e até 10 pessoas em ambiente aberto”, ressaltou a diretora.

O governador Wellington Dias autorizou as aulas online e se comprometeu levar o assunto para discussão do comitê que analisa a reabertura das atividades econômicas.

“Eles poderão também utilizar-se desse recurso, enquanto isso faremos uma avaliação daqui a 10 dias com relação à situação da transmissibilidade no estado que, felizmente, está caindo. Levaremos a solicitação das autoescolas ao nosso Comitê Pro Piauí para a análise com bastante sensibilidade, pois sabemos da situação dos empresários”, afirmou Wellington.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: