Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aumentam casos de gestantes com covid-19 no Piauí

Maternidade Evangelina Rosa revela que só tem mais duas vagas em leitos clínicos dedicados ao tratamento da doença.

12/03/2021 08:42

Assim como outras unidades de saúde da rede pública estadual, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, tem registrado, nas últimas semanas, um aumento considerável da taxa de ocupação em sua ala dedicada exclusivamente ao tratamento de gestantes e recém-nascidos diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

“Fizemos um levantamento estatístico e constatamos que a Maternidade veio a aumentar o número de casos, tanto no pico do ano passado em 2020, como no mês de março. Até dez dias atrás, estávamos mantendo uma média de 30% de internados com a Covid-19, mas da semana passada para cá houve um aumento substancial”, disse o médico Francisco Macêdo, diretor geral da MDER.


Maternidade Evangelina Rosa revela que só tem mais duas vagas em leitos clínicos dedicados ao tratamento da doença - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Dados do último boletim hospitalar mostram que, até a tarde de quinta-feira (11), metade dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade estavam ocupados por gestantes com a doença. Além disso, restavam apenas mais duas vagas em leitos clínicos, que foram ampliados recentemente de 16 para 20 lugares.

Outro dado alarmante diz respeito à área de neonatologia Covid-19, que recebe crianças recém-nascidas de mães diagnosticadas com o vírus. Das seis vagas disponibilizadas, três estavam preenchidas naquele momento. “Somos obrigados, como manda o protocolo, a fazer a testagem. É muito raro o bebê também ter a doença, mas pode acontecer”, ressalta Macêdo.

Como a MDER é a única unidade de referência do Piauí para o atendimento de gestantes com o quadro grave da doença, o temor é que o avanço acelerado da doença nos municípios do interior aumente ainda mais a disponibilidade do serviço. “Essa é uma preocupação, pois somos os únicos com leitos específicos para gestantes com Covid-19”, pontua o diretor.

Mais sobre: