Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aulas no Piauí: 50 escolas retornam hoje com atividades presenciais

Até o final da semana, 71 escolas devem voltar com as aulas. A estimativa é de que 155 escolas da rede estadual retornem ainda este mês

20/10/2020 08:37

Cerca de 50 escolas no Piauí retornaram nesta terça-feira (20) às salas de aula de forma presenciais. O retorno acontece para estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Teresina, aproximadamente 60 escolas já tiveram o plano de retomada autorizado pelas Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo Ellen Gera, secretário da Seduc, durante o mês de outubro foi feito um processo de escuta com os estudantes, famílias e profissionais de educação, identificando aqueles que desejavam retornar para a escola.

(Foto: Divulgação/Seduc)

“Neste momento, a volta é opcional para os estudantes, e as escolas devem apresentar um plano de retomada para a secretaria e cadastrar no site do PRO Piauí. A Secretaria recebeu mais de 200 planos, sendo que 155 já foram autorizados pelas equipes de inspeção e 71 escolas já retornam agora nos próximos dias. Vamos fazer de forma gradativa e segura”, conta.

Desde março as escolas estão sem aulas. A Seduc tem orientado as instituições de ensino da rede estadual para se adaptarem ao retorno, inclusive com a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs). Para isso, foi feito um repasse de R$ 4 milhões para que as unidades finalizassem os ambientes escolares e comprassem materiais de higiene necessários.

“É muito importante que esse retorno aconteça. Não podemos mais aceitar ficar distantes da escola. Tendo segurança sanitária e com a Vigilância autorizando, esse retorno irá acontecer. Quando tivemos o retorno confirmado pelo decreto de 21 de setembro de 2020, intensificamos a preparação dos gestores para receber os estudantes. Promovemos capacitações em parceria com a Vigilância Sanitária sobre os protocolos que deveriam ser adotados, treinamos as equipes das escolas quanto à limpeza e desinfecção correta dos ambientes, utensílios e objetos”, explica Ellen Gera.

Por: Isabela Lopes, com informações da Seduc
Mais sobre: