Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Auditor fiscal da Prefeitura de Teresina morre de covid-19

Ele foi identificado como sendo Robert Barradas, 62 anos. Nas redes sociais, o prefeito Firmino Filho lamentou o ocorrido.

23/05/2020 17:05

Um auditor fiscal da Prefeitura de Teresina morreu vítima da covid-19 neste sábado (23). Ele foi identificado como sendo Robert Barradas. Seu falecimento foi confirmado pelo próprio prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) por suas redes sociais. O chefe do Executivo Municipal lamentou o ocorrido.


Leia também: Novo recorde: Piauí confirma 215 casos de covid-19 em 24 horas 


“É muito difícil perceber que a doença tem chegado cada vez mais perto de todos nós, levando pessoas que certamente teriam muita vida pela frente. Com 62 anos, Barradão era uma delas. Em nome dos que fazem a administração municipal, expresso nosso pesar à família”.

De acordo com o último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina já contabiliza 47 óbitos e 1.626 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Só no período de 24 horas, a capital registrou 49 novos casos da doença. 


Foto: Reprodução

Índice de isolamento subiu por conta do feriado

Segundo os dados da Prefeitura, o índice de isolamento social em Teresina registrou uma alta e chegou à casa dos 49,1% Nos últimos dias, a taxa de distanciamento havia ficado sempre em torno dos 44%. Esse aumento se deve ao fato de o dia de ontem (22) ter sido feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição. Os dados da InLoco, start-up que mede o isolamento em Teresina, a quarentena é cumprida mais à risca justamente nos feriados e nos dias de domingo, quando se registram os maiores índices.

Por exemplo, na zona centro-norte da cidade, 49,32% das pessoas ficaram em casa  no dia de ontem; na quinta-feira esse percentual era de apenas 44,44%. Já na zona leste de Teresina, 49,19% respeitaram o isolamento social no feriado de sexta-feira; na quinta, esse número chegou a apenas 45,67%.

Já na zona sul, na sexta-feira, o isolamento social alcançou o percentual de 48,33%; na quinta-feira esse índice foi de apenas 42,72%. A região que menos respeitou as determinações para ficar em casa, no feriado, foi a zona sudeste, que registrou um índice de 46,43%; mas ainda foi superior ao que se observou na quinta-feira, quando apenas 43,25% da sua população ficou em casa.

Apesar disso, o índice de isolamento em Teresina ainda está muito abaixo dos 73% considerados ideias pela OMS para frear o avanço do coronavírus. Importante que na capital, 75% dos leitos de UTI destinado para o atendimento de covid-19 já estão ocupados.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: