Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Audiência pública discute PPP do Parque Zoobotânico nesta terça-feira (22)

A proposta é que o Zoobotânico se transforme-se em bioparque.

21/09/2020 17:28

Amanhã (22) acontece audiência pública para tratar da revitalização do Parque Zoobotânico de Teresina. O parque deve ser privatizado por meio de Parceria Púbico Privada (PPP). As características principais do projeto é a concessão de uso para manutenção e exploração integradas com encargos de requalificação e modernização do parque. 

Foto: Arquivo O Dia

Seguindo os protocolos de segurança, para evitar a disseminação do Coronavírus, a audiência pública ocorrerá virtualmente às 9:30h e será transmitida ao vivo, pelo youtube do Governo do Piauí. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) é o órgão executor da concessão de uso do parque e a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) é o órgão responsável pelo gerenciamento do programa. 

A proposta é que o Zoobotânico, que é o terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do nordeste, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque. “De imediato, a Semar arcará com investimentos para melhoria de infraestrutura do Parque Estadual, que deve ocorrer em um período de 06 meses”, afirma a Superintendente da Suparc, Viviane Moura. 

Estão previstos Serviços preliminares limpeza e conservação de áreas verdes; Zeladoria de sanitários; Corte de grama; Coleta e destinação do lixo; Equipamentos, máquinas e veículos; Pinturas dos recintos, das edificações e meios-fios. 

Numa segunda fase, também com previsão de 6 meses, a concessionária executará o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

A Secretária de Meio ambiente, Sádia Castro, destaca ainda que conforme o calendário de retomada da economia do Governo do Estado, o Parque Zoobotânico já deveria estar aberto ao público. “Mas estamos trabalhando nesta reforma emergencial, por isso continua fechado, para que as melhorias sejam feitas de forma mais segura e rápida. Os animais seguem assistidos e bem cuidados”. 

O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, segundo a classificação Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Fonte: Da Redação
Mais sobre: