Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atraso em navio cargueiro reduz estoque de combustível em postos do PI

Sindicato descarta risco de desabastecimento. O fornecimento Diesel S10 deve ser normalizado até segunda-feira e o de gasolina até a próxima sexta-feira.

10/08/2018 11:37

O piauiense deve ter um pouco de dificuldade ao tentar abastecer seus veículos ao longo do até a próxima sexta-feira, devido ao baixo estoque de combustível nos postos do Estado, sobretudo em Teresina. Isto acontecerá devido a um atraso na chegada de um navio cargueiro no Porto de São Luís do Maranhão, que abastece os tanques dos estabelecimentos em todo o Nordeste.

A informação é do presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Piauí, Alexandre Cavalcante. De acordo com ele, o navio aportará hoje em São Luís, mas mesmo assim, o transporte do combustível até os postos deve demorar a acontecer devido aos trâmites legais que precisam ser feitos antes da liberação da carga.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

“O produto precisa ser nacionalizado, precisar de autorização da Receita para desembarcar e ainda tem o transporte, que acontece de trem e de caminhão. Se vier de trem, demora de quatro a cinco dias para chegar, mas se vier de caminhão, o tempo de viagem é menor. No entanto, a capacidade de carga do caminhão é menor, ou seja, mesmo que chegue mais rápido, chega em menos quantidade”, explica Alexandre.

Algumas distribuidoras do Piauí ainda possuem estoque para abastecer os postos, mas a maioria delas, de acordo com ele, já não tem gasolina nem diesel S10, e outras só estão fazendo entrega aos postos com os quais possuem contrato e, mesmo assim, a entrega ainda acontece de forma racionada. “O dono pede 20 mil litros de gasolina, mas só recebe 5 mil, por exemplo. Ao invés de entregar o pedido todo, só entregam uma parte”.


Foto: O Dia

O Sindicato dos Donos de Postos descarta um possível desabastecimento e acredita que o deve acontecer é um determinado posto não conseguir ofertar todos os tipos de combustível, como geralmente acontece. “Se não tiver gasolina em um posto, em outro deve ter. Do mesmo jeito que se não tiver etanol em um outro, em outro ele poderá ser encontrado”, resume Alexandre.

A previsão é que o abastecimento de diesel S10 seja normalizado até segunda-feira (13) e o de gasolina até a próxima sexta-feira (17).  “O que queríamos pedir à população é que não se desespere para encher o taque, porque isso pode agravar ainda mais a situação. Abasteça seu carro normalmente até dê preferência usando etanol, porque ele está normalizado e não vai ter grande problemas”, finaliza.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Lívio Galeno - O Dia TV
Mais sobre: