Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atendimentos a pacientes covid-19 sobem 200% no HGV em março

De 01 de abril de 2020 até 31 de março de 2021, o hospital ja atendeu 1.072 pacientes. 71% dos atendimentos em março são de gente do interior.

06/04/2021 10:37

O mês de março já é considerado o mais letal no Piauí desde o início da pandemia e isso se reflete em números cada vez mais assustadores. Tendo ultrapassado os 4 mil óbitos por covid-19, o estado também vem batendo recordes no atendimento de pacientes contaminados. O número de atendimentos a pacientes covid no Hospital Getúlio Vargas (HGV) aumentou 200% em março na comparação com fevereiro.

De 01 de abril de 2020, lá no início da pandemia, até o último dia 31 de março de 2021, o HGV atendeu um total de 1.072 pacientes com covid-19. Março de 2021 apresentou o maior número de admissões, somando 228 pacientes, o que responde a 200% em relação a fevereiro. O que chama a atenção é a origem dessas pessoas. Pelo menos 71% dos contaminados por covid-19 que buscaram atendimento no HGV vieram de cidades do interior piauiense.


Foto: O Dia

“Isso é um reflexo do não cumprimento das medidas restritivas nessa região. É uma situação muito preocupante e que merece uma atenção maior”, diz o diretor do HGV, Oswaldo Mendes. 

Com relação à faixa etária dos pacientes, houve um aumento nos casos atendidos de pacientes abaixo dos 60 anos, diferentemente do que acontecia no início da pandemia. “Em fevereiro, tínhamos 37% do total de casos nessa faixa etária e em março, tivemos 45% de internação de pessoas abaixo dos 60 anos”, explica a enfermeira Nirvania Carvalho, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HGV.

Hospital tem estrutura, garante Fpiserh

Para poder atender à demanda crescentes de pacientes contaminados pelo coronavírus que buscam assistência junto ao HGV, o hospital vem passando por uma série de adaptações e reestruturações. Hoje, o Hospital Getúlio Vargas, que é referência no Estado, possui 70 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covi-19. “É a maior estrutura do estado. No entanto, os números da pandemia de uma forma que preocupa, porque já estamos no limite e ampliação”, afirma o presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues.


Mais sobre: