Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artista plástico ilustra moradores da Vila Jerusalém em painéis

Ao todo, WG vai pintar 10 paredes com pessoas conhecidas e que fizeram diferença dentro da vida e história da comunidade.

04/10/2016 10:28


Foto: Moura Alves/ O Dia

Em meio aos altos e baixos das ruas da Vila Jerusalém, escondido entre o calçamento, a parede sem reboco e o verde que resiste, encontramos o rosto enorme do senhor Jamaica. Um dos mais antigos moradores da vila, Jamaica virou inspiração para obra do artista plástico Washington Gabriel, nome de peso da arte urbana piauiense que assina apenas WG. 

O grafiteiro está realizando um projeto que vem da periferia para a periferia. Morador do bairro Redenção, WG escolhe pessoas da vila, personagens do cotidiano conhecidos apenas para quem é da “Jeru”. 

“Fazer um painel desses é dar importância para uma pessoa que talvez seja até invisível para a sociedade. Também quero ver o desenrolar disso, o que os vizinhos vão falar, ver como a galera reage. Essa é a lógica do trampo”, disse WG. 

A ideia é pintar 10 painéis, com rosto de moradores que são escolhidos pelo artista e outras pessoas da vila. “Já escolhi algumas pessoas que eu escolhi pintar. A gente tem um núcleo aqui, a gente avalia o que seria importante mostrar”. O primeiro retratou o Palhaço, um velho conhecido da Vila. No último sábado (1), o artista concluiu o segundo, que homenageia Jamaica, morador antigo e um dos fundadores da Vila Jerusalém. 

As pinturas impressionam pelo realismo, e transformam a imagem da Vila. São exemplos do grafite que valoriza uma área esquecida pelo poder público e atende ao compromisso social que a arte urbana encara sem medo. 

“Grafite é uma arte que nasceu nos bolsões de pobreza pelo mundo. Acho que aqui, na Jerusalém, é um local onde ele vai estar mais bem ambientado. E fazer o grafite aqui é um presente para a comunidade e para mim também, por que todo mundo fala em resgatar a origem do grafite”, explica WG. Para ele, embelezando as ruas da Jeru, sua arte cumpre seu papel real. “Que é levantar alguma discussão, alguma indagação social. Para artista, além da beleza, grafiti tem que levantar discussão: "Aqui é um local onde ele vai estar mais ambientado", disse.


WG conclui o desenho de Jamaica, um dos fundadores da Vila Jerusalém (Foto: Moura Alves/ O Dia)


Foto: Moura Alves/ O Dia


Foto: Moura Alves/ O Dia

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: