Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Arcebispo de Teresina critica os atos na Parada da Diversidade de São Paulo

Dom Jacinto Brito diz que Caminhada é uma resposta dada pelos cristãos.

14/06/2015 08:35

Durante a celebração da missa de abertura da Caminha da Fraternidade deste ano, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, teceu críticas aos atos praticados na Parada da Diversidade em São Paulo na última semana. Dom Jacinto disse que a Caminha da Fraternidade é uma resposta dos cristãos a estes tipos de ação e se iniciou há 20 anos, quando milhares de fiéis foram às ruas pela primeira vez.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

Presente na celebração, o prefeito Firmino Filho afirmou que a Caminhada da Fraternidade celebra a tradição e mostra a importância de valores esquecidos pela sociedade. Para Firmino, é preciso que a sociedade se imunize contra a violência. “O consumismo, o excesso de hedonismo e essa ansiedade em relação aos desejos e aos sonhos são valores que chegaram agora com os vários modelos mentais que temos importados. Eles têm que ser enfrentados. Temos que preservar os bons valores do passado”, disse o prefeito.

Firmino conta que a Prefeitura recebeu com surpresa a proposta do evento da Caminhada pela Arquidiocese. No entanto o prefeito frisa que beleza da ideia e dos princípios defendidos, fez com que o evento se transformasse numa tradição para a sociedade teresinense e se reflete como um momento em que as famílias e os cristãos extravasam valores que são seus. “É um momento em que a igreja celebra a fraternidade que é um valor importante para nós e a Caminhada puxa isso”, finaliza o prefeito.

Quem também está presente no evento é o governador Wellington Dias que classificou a Caminhada da Fraternidade como o maior ato de solidariedade e generosidade do Brasil e do mundo. “Eu acho que não há outro lugar no mundo em que cerca de 100 mil pessoas saiam às ruas comprando um kit sabendo que, com este gesto, está ajudando milhares de pessoas. É um ato cristão muito bonito”, afirma o governador.

Ao  falar aos fiéis, o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, Padre Tony Batista, disse que Caminhada da Fraternidade, ao longo de suas 20 edições, vem alimentando o povo de Deus com os frutos da esperança e do amor. "Este evento é, sem dúvida, uma planta que o Senhor plantou no solo do nosso coração e deu certo", disse o padre ao dar início à Caminhada que irá precorrer toda a Avenida Frei Serafim até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste da cidade.


Por: Maria Clara Estrêla com informações de Cícero Portela e Mayara Martins
Mais sobre: