Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após redução de 40% nas doações, Hemopi precisa de todos os tipos de sangue

O Hemopi convoca toda a população apta a doar para comparecer à sede do Centro, localizada Rua Primeiro de Maio, no Centro de Teresina, para fazer essa boa ação.

04/03/2021 12:23

O Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) está enfrentando dificuldades para manter o seu estoque de sangue devido ao baixo número de doações. De acordo com o Centro, devido à pandemia do novo coronavírus, as doações caíram cerca de 40% e todos os tipos de sangue estão com estoque reduzido. Por isso, o Hemopi convoca toda a população apta a doar para comparecer à sede do Centro, localizada Rua Primeiro de Maio, no Centro de Teresina, para fazer essa boa ação.


Leia também: Agentes de portaria da PMT denunciam corte nos salários e anunciam greve

Para continuar atendendo à demanda dos hospitais do Piauí, o Hemopi tem convocado grupos parceiros para abastecer o estoque de sangue. A diretora de captação de doadores, Suzane Rocha, explica que todos os tipos de sangue são importantes e pede que a população compareça ao hemocentro para que as solicitações dos pacientes que necessitam de doação sejam atendidas. 

Foto: Assis Fernandes/O Dia

"Nós tivemos uma queda bem significativa nas doações de sangue e estamos entrando em contato com os grupos parceiros nossos como empresas, igrejas, grupo de jovens, militares e convocamos doadores para virem até o hemocentro fazer essa doação de sangue e atender o estoque dos hospitais", esclarece.

Uma das entidades sensibilizadas foi a Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina, que nesta quinta-feira (04) e sexta-feira (05) está organizando uma campanha para mobilizar o seu efetivo com o objetivo de salvar vidas. O comandante da GCM, o coronel Nixon Frota, explica que mais de 60  guardas municipais se voluntariaram e a ideia é que a ação sensibilize também a população a comparecer ao Hemocentro e fazer a sua contribuição. 

Foto: Divulgação/PMT

“Houve dois casos recentes que nos sensibilizaram bastante. As cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV) que ficaram comprometidas e  também a história de um garotinho com uma doença grave que estava precisando de transfusão de sangue. Por esses casos e tantos outros que ocorrem no dia a a dia e não ficamos sabendo, mobilizamos essa campanha de doação. Esperamos que, assim como ficamos sensibilizados, mais pessoas também possam dedicar um pouquinho do seu tempo para salvar vidas”, destaca o comandante.

A guarda municipal Grazielle foi uma das que compareceu à ação e destacou a importância da doação de sangue. "Estamos aqui hoje, através da campanha elaborada pelo nosso comandante, para fazer essa doação de sangue. Isso é muito importante porque, em meio a essa pandemia, infelizmente muitas pessoas por receio de se contaminar, deixaram de vir doar", enfatiza.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, destaca a importância de ações como a da GCM e diz que todas as doações são importantes independentes do tipo de sangue. “Todos dos dias, nós precisamos de todos os tipos de sangue para atender a demanda. Somos o único hemocentro do Piauí e atendemos toda a rede pública e parte da rede privada”, diz Martins.

Edição: Com informações de Tony Silva.
Mais sobre: