Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após forte chuva em Timon, prefeitura mobiliza servidores pra atenuar estragos

Secretário de Governo diz que Prefeitura estuda até a possibilidade de decretar situação de emergência por conta dos graves danos provocados pela chuva.

31/03/2017 15:24

A Prefeitura de Timon anunciou que está mobilizando diversos servidores públicos no sentido de atenuar as adversidades impostas à população por conta da chuva torrencial registrada na noite de quinta-feira (30), que provocou estragos em diversos logradouros públicos, residências e estabelecimentos comerciais da cidade.
Chuva provocou danos em diversos pontos de Timon (Fotos: Elias Lacerda)

Na manhã desta sexta-feira, equipes da Defesa Civil e de várias outras secretarias da Prefeitura de Timon foram acionadas para dar assistência às famílias atingidas pelas chuvas.

Além disso, o secretário de Governo de Timon, João Batista, afirmou que a prefeitura está realizando um levantamento de todos os danos provocados pelo temporal para avaliar se há necessidade de se decretar situação de emergência no município. "Equipes estão em campo dando assistência às famílias atingidas e fazendo o levantamento da extensão dos danos. Às 18 horas haverá outra reunião com o prefeito para tratar sobre essa situação", detalha o secretário.

Foi criado um gabinete de crise com o intuito de avaliar todas as medidas que devem ser tomadas no sentido de minimizar os problemas provocados pela chuva.

Em nota, divulgada por volta do meio-dia, o prefeito Luciano Leitoa afirma que os servidores estão "avaliando os estragos e tomando todas as medidas necessárias para minimizar a dor e perda das famílias atingidas."

Segundo a prefeitura, a chuva alcançou o índice de 89 milímetros, considerado bastante elevado. Segundo Luciano Leitoa, as equipes devem continuar a postos nos próximos dias, pois há possibilidade de ocorrerem novas precipitações tão intensas quanto a registrada na noite de quinta-feira.

Chuva durou pouco mais de uma hora, mas atingiu 89 milímetros, segundo a prefeitura (Foto: Elias Lacerda)

Confira nota divulgada assinada pelo prefeito Timon, Luciano Leitoa:

Amigos,

Ontem nossa cidade viveu um dos momentos mais difíceis dos últimos tempos. Durante pouco mais de uma hora uma forte chuva caiu sobre toda a cidade causando, além de inúmeros pontos de alagamentos, violentas enxurradas que danificaram ruas, invadiram casas, derrubaram muros e danificaram inúmeras casas de diversas famílias timonenses.

Os dados iniciais indicam que naquele curto período de tempo choveu sobre o município cerca de 89 milímetros de água, quantidade esperada para um mês inteiro. Os fortes ventos contribuíram para expandir os estragos.

Ciente da gravidade do problema, determinei, ainda durante a última madrugada, que a Defesa Civil e as Secretarias de Infraestrutura, Habitação, Desenvolvimento Social, Saúde e Limpeza mobilizassem suas equipes a fim de prestar toda assistência necessária às famílias atingidas.

Nosso quadro de funcionários está desde então avaliando os estragos e tomando todas as medidas necessárias para minimizar a dor e perda das famílias atingidas.

A prefeitura disponibilizará àqueles afligidos todo o apoio possível e indispensável.

Nossas equipes continuarão em alerta uma vez que a previsão é de que as chuvas retornem com a mesma intensidade.

Peço que todos estejam vigilantes. Neste difícil período é necessário que a solidariedade, marca de nosso povo, se aflore ainda mais.

Conto com todos vocês.

Muito obrigado!!!

Por: Cícero Portela
Mais sobre: