Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Devido às chuvas, passeios no Cânion do Poti são suspensos pela Semar

A medida tem o objetivo de evitar qualquer eventualidade em razão do período de chuvas intensas

11/01/2022 16:46

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí do Piauí (Semar) emitiu, nesta terça-feira (11), um comunicado informando a respeito da suspensão de passeios e atividades ecoturísticas no Cânion do Poti, localizado em Buriti dos Montes, a fim de evitar qualquer eventualidade. 

Segundo o secretário Daniel Marçal, a medida se dá devido às intensas chuvas que vêm ocorrendo no estado. Além disso, a queda de rochas nos cânions de Capitólio (MG) que vitimou dez pessoas no último sábado (08), também pode ser uma das razões que levou o órgão a tomar essa decisão. 

Semar suspende passeios no Cânion do Poti (Foto: Paulo Barros/CCOM)

De acordo com o professor Jorge Abreu, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o que ocorreu em Minas Gerais pode também ocorrer no Piauí. Para evitar esse tipo de acontecimento, é necessário haver constante monitoramento do Cânion. 

“O volume de água que entra nas rochas aumenta a pressão, o que pode levar ao desabamento. Por isso é necessário que haja órgãos de monitoramento dessas rochas para se evitar futuros problemas”, afirma o professor em entrevista ao O Dia. 


Veja mais: Com chuvas pela noite, rio Parnaíba ultrapassa nível de alerta em Floriano e Luzilândia 

O especialista ressalta que prever possíveis desabamentos está diretamente ligado com o monitoramento. Além disso, em períodos chuvosos é importante ficar atento ao volume pluviométrico da região. Se houver qualquer indício de chuvas intensas, é indicado suspender os passeios no Canion”, explica. 

Em relação a isso, a Semar informou que nos próximos dias devem ocorrer inspeções para avaliação ambiental, de riscos e de segurança na área. Além disso, o órgão também está organizando uma ação que visa reunir instituições como o Corpo de Bombeiros, Serviço Geológico do Brasil e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí para avaliar as medidas.

Edição: Adriana Magalhães
Mais sobre: