• Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Apipa denunciará ao MPE suposta rinha de pitbulls com participação de dentistas em Teresina

O fato casou revolta nos internautas que repudiaram a prática criminosa.

16/10/2011 15:33h

A Apipa (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais) entrará na manhã desta segunda-feira, dia 17, com uma ação no Ministério Público Estadual denunciando uma suposta rinha de cães da raça pitbull praticada em Teresina, que conta com a participação de dois dentistas atuantes em uma clínica particular da capital identificados como José Neto e Dr. Mauro Santiago. A denúncia foi formulada após a publicação no Facebook, rede social mundial, de uma imagem mostrando a cara de um cão mutilada que estimulava a violência entre os animais. O fato casou revolta nos internautas que repudiaram a prática criminosa.

O assessor jurídico da Apipa, Thiago Oliveira, explica que caso seja constatada a irregularidade os envolvidos poderão ser presos de três meses a um ano, além do pagamento de uma multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, caso ocorra morte do animal - de acordo Art. 32 da Lei Federal 9.605/98 que trata sobre os crimes ambientais: "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".

Thiago Oliveira relatou que inúmeros comentários postados na rede social de José Neto incentivavam a rinha de cães. Um destes exemplos está registrado no dia 20 de setembro, data em que o odontólogo divulga em seu perfil: "Hj e dia de rinha de pit bull...". Outra postagem, feita pelo perfil identificado como Clínica Mauro Santiago, comenta: "ei Neto!!! Bem que vc falou q seu cão seria o campeão!!! parabéns cara ganhou uma nota foi?! Aqueles outros dez cães q vc tem em casa tb parecem bons!!!! Acho q vai sair algum campeão dali tb, desse jeito tu vai ficar rico hein Netão!!! . Quando questionado na rede social por outros internautas sobre a prática criminosa, José Neto defendeu-se com o seguinte argumento: "briga de canário, briga de galo, MMA, briga de cachorros...tudo igual".

VEJA MAIS: Odontólogo nega rinha e reconhece que ele e amigo fizeram brincadeira de mau gosto

Odontólogo divulga fotos de rinha e gera revolta nas redes sociais

Segundo o assessor da entidade, foram catalogadas todas as imagens e mensagens postadas na rede social que servirão de prova para a denúncia. "Foram identificados dois causadores e mais de cinco pessoas serão chamadas para serem ouvidas sobre a rinha de cães. Vamos acompanhar todo o processo", revelou Thiago Oliveira acrescentando que "a culpabilidade dos envolvidos será decidida pelo Judiciário".

Ainda na noite de ontem (15), em entrevista para a reportagem do PortalODIA.com o odontólogo José Neto informou, por meio de seu sócio e também dentista Mauro Santiago, que tudo não passou de um mal entendido. Segundo Santiago, ocorreu uma "brincadeira de mau gosto" e negou participação em rinha de cães. Entretanto, através do Facebook, José Neto fala: "Amanhã tem..Dr. Mauro Santiago, Mário Baima Jr...estaremos lá". Em seguida, Mauro Santiago comenta: "netão cara! O teu Adriano vai participar? Aquele cão é uma máquina, nunca vi um cão matar três vezes seguidas em 5 lutas, se ele for vou levar uma grana boa para apostar nele, vai ser domingo de manhã no sítio do Breno, né? Abcs e nos vemos lá". De acordo com o dentista, a foto que mostra um cão mutilado foi retirado de uma página da internet.

Sobre o fato dos dentistas terem considerados as postagens "brincadeira", Thiago Oliveira afirmou que "quem vai dizer se é brincadeira, ou não, é a justiça". Segundo contou o assessor, o departamento jurídico da Apipa "trabalha com os fatos". De acordo com a entidade, a rinha de cachorros é um problema enfrentado durantes anos na capital.

Resposta

O perfil de José Neto foi excluído do facebook. Antes disso, o dentista explicou: "Olá!!! Gente é impressionante como as pessos são maldosas!!! Irei ser breve! A interpretação foi totalmente errada. Postei uma foto que vi na internet para mostrar essa falta de respeito com os animais e se tornou tudo isso! Interpretação é para quem sabe entender!!!". A equipe de reportagem do PortalODIA.com tentou entrar em contato com os odontólogos sobre a denúncia da Apipa ao Ministério Público, porém até o momento não obteve êxito.

Por: Josiel Martins

Deixe seu comentário