Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apesar de menos intensas, chuvas devem continuar no norte do estado

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) perdeu força e provocará a diminuição das chuvas. No entanto, elas devem continuar pelo menos até o final de semana.

17/01/2019 10:56

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está provocando a formação de áreas de instabilidade em várias áreas do Nordeste do Brasil. Porém no Piauí a intensidade da interferência do fenômeno diminui. Isso não significa que as chuvas pararam, o Estado deve continuar tendo chuvas isoladas por todo o final de semana, só que com menos intensidade. 

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o fenômeno que está causado as precipitações perdeu força nos últimos dias, diminuindo a intensidade de chuvas no Piauí. “A ZCIT deu uma recuada, então diminuiu essa condição de chuva forte como aconteceu há alguns dias. As chuvas agora estão concentradas ao norte. Por isso deve ter chuvas fortes, mas não vão abranger toda a região, já que a ZCIT já perdeu intensidade”, esclarece a especialista. 


Foto: Jailson Soares/O DIA

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou que nos próximos dias o Piauí deve ficar nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas no norte, centro norte e sudeste. Sônia explica que apesar disso, só deve chover forte mesmo em pontos isolados. “Na madrugada desta sexta-feira (18) e durante os próximos dias temos uma condição de chuva mais forte no Norte do Estado. Até o dia 21 nós temos expectativas de chuva”, comenta. 

Essas chuvas devem ocorrer principalmente durante a noite. Sônia Feitosa explica que isso ocorre por conta da estação do ano. “A nossa estação é característica de chuvas de verão. Por isso essas chuvas são mais torrenciais, são chuvas que acontecem à tarde e à noite, depois que ocorre a convecção de calor. Durante o dia a superfície é aquecida, o que gera a chuva”, conta. 

Apesar de já estarmos em uma época de chuvas mais corriqueiras e de clima mais ameno, a região Sul ainda não recebeu chuvas fortes como o resto do Piauí. A meteorologista explica que isso ocorreu por conta da interferência climática que atua na região. “Já era para estar chovendo lá. Mas é porque a massa seca está atuando e forma um bloqueio, impedindo que o sistema produtor de chuva chegue até o Sul do estado. Na Bahia, por exemplo, tem um ciclone sobre a região impedindo a chuva, isso também afeta o Sul do Piauí”, descreve Sônia. 

Foto: Jailson Soares/O DIA

Para o piauiense que gosta de chuva, já pode preparar a sombrinha e as capas de chuva. A especialista explica que com o fim do mês de janeiro, as chuvas tendem a aumentar. “Janeiro já se esperava que não fosse um mês muito bom de chuva. Só a partir da segunda quinzena de fevereiro e é que vamos ter chuvas melhores em todo o Estado”, finaliza a meteorologista.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: