Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador Wellington Dias descarta novo lockdown Piauí

Em live, o governador do Weligton Dias afirmou que o Estado está em uma situação de estabilização em relação a transmissibilidade do novo coronavírus.

01/12/2020 12:15

O Governador Wellington Dias  realizou, nesta terça-feira (1º), uma live para tratar das ações de combate à Covid-19 e as questões relativas à vacina. No inicio da live, o governador afirmou que não há decisão de Lockdown no Piauí.

"Tivemos uma realidade no mundo e no Brasil em que tivemos um crescimento do coronavírus, uma segunda onda em países e cidades e Estados, mas quero dizer aqui que não há nenhuma decisão tomada pelo Governo do Piauí, do Comité Emergencial de Lockdown, porque a meta que estabelecemos é evitar uma situação para que cheguemos ao extremo, o que vamos seguir trabalhando é garantir como meta o cumprimento das regras estabelecidas, medidas sanitárias, distanciamento social, evitando aglomerações, este é o caminho que nos trouxe até aqui, e conseguimos resultados que nos permitem uma situação de estabilização", explica governador Wellington Dias.


No Piauí, cerca de 127.686 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus, sendo que a doença já atingiu todos os munícipios do Estado. Em relação aos óbitos, 2. 634 pessoas, de 197 municípios piauienses, já faleceram por complicações da Covid-19. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo governador, 408.559 testes de Covid-19 já foram aplicados na população, sendo que 309.106 foram testes rápidos e 99.453 no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI).

" Nós tivemos um aumento de confirmação de novos casos, porque aumentamos o número de testes, e eu destaco a centralização desses casos em algumas regiões, que nos meses anteriores, a presença de pessoas infectadas estavam muito baixas. Como é o caso da região sul do Estado, que agora temos um número mais elevado", diz Wellington Dias.

Ocupação dos leitos do Estado

Atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI em Teresina é de 46,9%, o que representa 107 leitos ocupados e 121 leitos livre. Já no interior os leitos ocupados são 50,55% do total, o que significa que 54 leitos estão ocupados e 53 livres. Em relação aos leitos clínicos no Piauí, cerca de 40,7% estão ocupados e 59,3% livres.

Vacinação da Covid-19 no Piauí

No Brasil, há possibilidade de liberação das vacinas de Oxford, AstraZeneca, que está em teste no Brasil e conta com 10 mil voluntários brasileiros. Será fabricada em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz. Está na fase 3 dos estudos. A segunda opção é a Coronavac, a vacina de empresa chinesa Sinovac que está na fase 3 no Brasil. Participam dos testes 13 mil brasileiros voluntários e será fabricada em parceria com o Instituto Butantan.

Existe também as vacinas BioNtech, Pfizer e Fosun desenvolvida por um consórcio de empresas americana, alemã e chinesa. Os testes são combinados de fase dois e três, aplicada em 2 mil voluntários e a vacina da Johnson e Johnson, desenvolvida no Reino Unidos que possui 10 mil brasileiros voluntários em teste.

"No Plano Nacional de Vacinação nós colocamos como prioridade que ao Brasil use a primeira vacina que ficar pronta. Segundo que a Anvisa, pudesse garantir que a autorização da vacina venha ser um processo emergencial, para que em dezembro seja finalizado os testes e em janeiros já tenhamos condições de aplicação da vacina", conclui Wellington Dias.


Por: Sandy Swamy
Mais sobre: