Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alimentação leve e hidratação são essenciais para aproveitar a folia

Nutricionista destaca alimentos que podem ser ingeridos antes de pular o Carnaval.

21/02/2020 08:19

O Carnaval está chegando e antes de cair na folia é preciso ficar atento a alguns cuidados, especialmente com a alimentação, hidratação e pele. A nutricionista Layse Duarte destaca que, para aguentar o pique das festas, ter uma boa alimentação faz toda a diferença.

Comer de forma saudável é a garantia de ter energia suficiente para aguentar o Carnaval. Por isso, a nutricionista recomenda a ingestão de fontes saudáveis de carboidratos, como batatas inglesa e doce, macaxeira, arroz integral ou com legumes, frutas e legumes, além de carnes de fácil digestão, como frango e peixe. 

A especialista também chama atenção para a alimentação de quem vai à praia. O recomendado é não ingerir comidas vendidas sem procedência, de forma a evitar uma possível infecção intestinal. E lembre-se, é fundamental ter atenção redobrada com a hidratação. Para isso, beba água em abundância para compensar as perdas pelo suor e para amenizar o efeito das bebidas alcoólicas.

“Caso o folião se sinta mal, com sensação de má digestão, além da água, alguns chás podem melhorar a situação. É o caso da hortelã, boldo e capim-limão. Se a sensação de má digestão vier acompanhada de vômito, diarreia e febre, o ideal é procurar um pronto-socorro para atendimento”, enfatiza Layse Duarte.

- Alimentos antioxidantes

Frutas, verduras e legumes em geral. Brócolis, cenoura, manga, laranja, abobrinha, berinjela, couve, limão.

- Vitamina C

É antioxidante, participa de diversas reações bioquímicas que nos trarão uma maior disposição. Os que possuem maiores fontes são: acerola, caju, goiaba, laranja e limão.

- Refeições mais leves

Invista nas saladas bem coloridas e temperadas, uma fonte proteica e uma fonte de carboidratos. Refeição como uma feijoada (mais gordurosa) automaticamente te deixa menos disposto, por isso devem ser evitadas.

- Redução de fadiga

Castanhas, amêndoas, feijões, lentilha, soja e vegetais verdes escuros possuem magnésio, que é essencial para reduzir a sensação de fadiga, uma vez que este nutriente atua em diversas enzimas responsáveis pela produção de energia.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: