Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aeroporto de Parnaíba deverá ganhar terminal de carga com PPP

A empresa vencedora do certame será responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária

12/04/2021 16:24

A Aeroporto de Parnaíba deverá ganhar um conjunto de obras com a Parceria Público Privada (PPP) que será licitada no mês de maio pelo Governo do Piauí. Uma Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (12), em Teresina, debateu as melhorias para o terminal localizado no litoral do estado e os avanços nas áreas do turismo, comércio e produção que a PPP deve proporcional para a região.


Leia também: Aeroporto de Teresina é arrematado pela Companhia de Participações em Concessões 


A empresa vencedora do certame será responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária e deverá investir durante os 32 anos de contrato um total de R$ 112 milhões. Segundo as projeções, o local terá uma movimentação anual de 500 mil passageiros em 2050 e uma receita de R$ 16,69 milhões.

A reforma deve contemplar a estrutura básica, a pista de pouso de 300 m de extensão e a construção de um novo terminal de passageiros e um terminal de cargas. As construções irão permitir o aeroporto operar voos internacionais e receber aeronaves de grande porte. 

Foto: Divulgação / Suparc 

A superintendente do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Carina Câmara, lembrou a localização estratégica da cidade de Parnaíba e o potencial turístico. “Parnaíba é o coração da Rota das Emoções e o aeroporto é um dos mais bem localizados, tanto na integração com os estados vizinhos, como com a ligação com a demanda internacional. Além do turismo de lazer, temos o turismo de esporte, com o kitesurf. Temos muita movimentação estrangeira nessa área”, disse.

Já o presidente da empresa Investe Piauí, Victor Hugo, comentou que o aeroporto pode servir não só o Piauí, mas os estados do Ceará e Maranhão que não possuem terminais próximos a Zona de Processamento de Exportação. “Entre nossos primeiros projetos, temos três voltados para investimento em Parnaíba, devido ao grande potencial da região. Especialmente o projeto do aeroporto, por exemplo, que abrange 300m de extensão da pista que pode ser usada como aeroporto de carga. Ceará e Maranhão não têm aeroporto próximo a ZPE, então o Piauí já se destaca nesse ponto”, destacou. 

A superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, pontuou durante a audiência os diversos polos atrativos da região como, universidades, hospitais, centros de tecnologia, e áreas de produção agrícola e industrial. Nesta terça-feira (13), a uma nova Audiência Pública será realizada em Parnaíba.

Aeroporto de Teresina

Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, foi leiloado no dia sete de abril na Bolsa de Valores B3 , em São Paulo. Incluído no Bloco Central que tinha ainda terminais dos estados Maranhão, Tocantins, Goiás e Pernambuco, o aeroporto da capital do Piauí foi arrematado pela Companhia de Participações em Concessões. 

Mais sobre: