Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Açudes do interior do Piauí estão quase secos, diz Dnocs

A maioria dos reservatórios do Estado está operando abaixo da capacidade e alguns deles já atingiram o volume morto.

07/02/2015 10:05

O Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (Dnocs) divulgou um balanço da atual situação dos principais açudes do Piauí. O volume de água de açudes importantes como o de Piaus, em São Julião; e Estreito, em Francisco Macedo, preocupa bastante.

O Açude Piaus tem capacidade para suportar 104.509.970 metros cúbicos de água. No entanto, ele vem operando com apenas 8,61% da sua capacidade, ou seja, apenas 9 milhões de metros cúbicos.

Já o açude Cajazeiras, no município de Pio IX, vive uma das suas piores situações de todo o Estado. O reservatório tem capacidade para receber 24.702.000 metros cúbicos de água, mas seu volume atual é de apenas 120 mil metros cúbicos. O que significa que o açude opera com apenas 0,49% de sua capacidade. O Cajazeiras já atingiu o seu volume morto e pode secar ainda este ano.

Por conta da estiagem prolongada que se instalou no Estado, a situação dos açudes do Piauí vem piorando a cada ano. Ainda em 2014, a maioria deles já vinha operando com menos de 30% da capacidade total. A redução da capacidade de água nos açudes agrava o abastecimento, inclusive dos carros-pipa.

Edição: Jornal O Dia
Mais sobre: