Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ações intensificam extinção de lixões e reforçam monitoramento da coleta

Em Teresina, ações realizadas para reforçar a área de limpeza pública têm possibilitado resultados positivos, tanto na saúde como no saneamento.

14/02/2016 08:49

Dar correta destinação ao lixo produzido na zona urbana é uma questão de saúde que está diretamente relacionada a qualidade de vida da população. Em Teresina, ações desenvolvidas para reforçar a área de limpeza pública têm possibilitado diferentes resultados. Com o Programa Lixo Zero, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e habitação (Semduh), a cidade conta com áreas para dar correta destinação ao lixo seco, diminuindo a incidência de lixões clandestinos. E o Sistema de Monitoramento da Coleta (SMC) possibilita a fiscalização do trabalho de recolhimento do lixo domiciliar em toda a Capital, no intuito de medir a eficiência do serviço.


Foto: Jailson Soares/ODIA


Por mês, 17 mil tonelada de lixo domiciliar são recolhidos na cidade. Os carros que fazem a coleta de lixo no município são monitorados por sistema de GPS, com objetivo de fiscalizar, medir e atestar os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos. Isso também possibilita a mensuração de dados a respeito do serviço.

"Hoje, nós sabemos quantos quilômetros os carros percorrem, quanto de lixo recebemos por dia no aterro. Um resultado disso é que podemos constatar que as segundas e terças-feiras, Teresina produz uma média de 700 toneladas de lixo por dia, mas no decorrer da semana a quantidade vai diminuindo o que nos deixa com uma média de 640 toneladas/dia", explica o secretário executivo da Semduh, Vicente Moreira.

Já através do Programa Lixo Zero, os 19 Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) distribuídos pelas quatro zonas urbanas de Teresina já mostram uma importante mudança no cenário da limpeza pública da capital.

Um dos resultados da implementação dos Pontos é o desaparecimento de lixões irregulares. Após um levantamento realizado pela Coordenação de Limpeza Pública da SEMDUH, foi constatado a existência de 101 pontos de deposição irregular de lixo na cidade. Estrategicamente, os equipamentos de recebimento de resíduos foram instalados visando pôr fim a existência desses espaços irregulares. Após a colocação dos PRRs e sinalização de locais proibidos ao descarte de lixo, cerca de 50 lixões deixaram de existir na capital.

A meta é que o Programa seja ampliado para 34 Pontos ainda este ano. "Do ponto de vista ambiental tivemos um retorno muito efetivo com a instalação dos PRRs e a tendência é que isso seja ainda mais solidificado com a ampliação", finaliza Vicente Moreira.


Por: Jornal O DIA
Mais sobre: