Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Abrigo São Lucas disponibiliza número para videochamadas com idosos

Em meio à epidemia de coronavírus, as visitas presenciais na instituição tiveram que ser suspensas.

25/03/2020 08:27

Uma voz que acalanta e traz novidades do outro lado da linha pode ser o que 60 idosos do Abrigo São Lucas, na zona Leste de Teresina, estejam esperando para combater os efeitos que a pandemia de Covid-19 trouxe para o local. Os sintomas não são físicos, mas psicológicos: lidar com a solidão, que virou parte da rotina na instituição após a suspensão de visitas como forma de prevenção à transmissão da doença. Para combater este isolamento de forma segura, a diretoria da instituição disponibiliza um número para que as pessoas possam fazer ligações, mandar áudio ou fazer videochamadas para se comunicarem com os idosos moradores do local, o (86) 99966-0017.

"Quem quiser ligar, conversar, nós estamos disponibilizando um celular - que sempre será bem higienizado - para que pessoas façam videochamadas, mandem áudios ou mandem vídeos para os idosos. A intenção é fazer com que eles não se sintam tão sozinhos, já que paramos de receber visitas", explica a diretora da instituição, Liliane Alves.


Ação é para que eles não se sintam tão sozinhos neste período - Foto: Reprodução/Facebook

Redução das doações

A falta de visitas também impactou em outro aspecto o funcionamento da casa: a redução de doações. O Abrigo São Lucas é uma instituição sem fins lucrativos e, por isso, as contínuas visitas de grupos da sociedade civil representavam também o contínuo abastecimento de doações no local. Agora, a diretoria faz um apelo para que a solidariedade, em um momento tão difícil, não cesse.

"A instituição sobrevive de doação e, nesse momento, estamos precisando da ajuda porque não estamos recebendo visitas. Precisamos de material de limpeza, higiene pessoal, máscara, alimentos, tudo é bem-vindo. As pessoas podem doar pela conta bancária ou fazer doações dos produtos, que o nosso motorista irá buscar seguindo uma série de recomendações que serão explicadas também para o doador", destaca Liliane.

Há 30 anos funcionando em Teresina, o principal objetivo da entidade é o acolhimento institucional a pessoas idosas que se encontram em condições de exclusão social, promovendo uma convivência em grupo e integrando idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Como ajudar

Para fazer doação à instituição, a conta corrente do Banco do Brasil é 27425-9 | Agência 3507-6. Para demais doações, o número disponibilizado é (86) 99966-0016 (tel/whats).


Por: Glenda Uchôa, Jornal O Dia
Mais sobre: