Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A partir de quinta, delegacias regionais ficarão sem delegados

Em protesto por melhorias nas condições de trabalho, o Sindicato dos Delegados do Piauí anunciaram que vão entregar todas as delegacias regionais que comandam municípios ao seu redor.

03/07/2017 15:58

Na próxima quinta-feira (06), 13 Delegacias Regionais no interior do Piauí deverão ser entregues por seus titulares ao Governo. A ação faz parte de um protesto coordenado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado (Sindepol), pedindo melhorias nas condições de trabalho. Por meio de nota, a entidade informou que as delegacias que deverão ser entregues comandam distritos policiais dos municípios ao seu redor.

A entrega das delegacias ocorrerá em um ato convocado para acontecer na manhã da quinta-feira no Palácio de Karnak, em Teresina. O Sindepol esclareceu que não se trata de movimento grevista nem de paralisação das atividades, mas de um manifesto justificável diante das atuais dificuldades que os delegados têm tido na realização de seus trabalhos.

Dentre os motivos mencionados pela categoria para o protesto estão a falta de estrutura e o efetivo deficitário, desrespeito a direitos do servidor por parte do ente governamental, como por exemplo o pagamento de horas extras, excesso de carga horária de trabalho, não pagamento da gratificação por insalubridade, ausência de promoções e de vagas, reajuste salarial e sucateamento de viaturas e delegacias.

A concentração do movimento está prevista para acontecer as 11 horas da manhã da quinta0-feira (06) em frente ao Karnak.

Contraponto

Em conversa com o PortalODia.com, o delegado geral Riedel Batista disse que a Polícia Civil não foi oficialmente informada a respeito da entrega das Delegacias Regionais pelo Sindepol e que essa medida não tem prerrogativas na lei uma vez que o acúmulo de delegacias por parte das regionais é legal.  

Riedel citou como exemplo o acúmulo de comarcas por parte de promotores de Justiça e de defensores públicos no interior do Piauí e explicou que a diferença para um delegado de Polícia Civil é que este, ao contrário de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, não recebe nenhuma gratificação para acumular cidades.


Delegado Geral Riedel Batista (Foto: Arquivo O Dia)

No entanto, o delegado geral pontou que já um projeto de lei nas mãos do governador Wellington que trata do pagamento de gratificação aos delegados de Polícia Civil, no valor de R$ 2 mil.

Sobre a questão do déficit no efetivo, Riedel disse que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, está trabalhando na realização de concurso para delegado e escrivão ainda este ano, com o objetivo de preencher cerca de 200 vagas deixadas em razão da aposentadoria de membros antigos da corporação.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: