Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

(A) Gosto do Pai: projeto abre inscrições para reconhecimento de paternidade

O reconhecimento poderá ser feito de forma simples e prática através de exame de DNA ou de forma espontânea, sem a realização do exame.

18/05/2023 às 10h20

27/09/2023 às 12h12

Com o objetivo de dar mais celeridade no reconhecimento de paternidade, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Teresina (Cejusc Centro), está com inscrições abertas para o projeto "(A) Gosto do Pai". As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho.

Conforme a juíza do Cejusc, Lucicleide Pereira Belo, o foco é permitir que interessados consigam de forma mais rápida o fácil reconhecimento paternal, instrumento que, segundo ela, promove “a cidadania e o resgate da dignidade”.

As inscrições para o reconhecimento de paternidade estão abertas - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
As inscrições para o reconhecimento de paternidade estão abertas

“É importante dizer que o projeto (A) Gosto do Pai não faz exclusão de paternidade. Ou seja, não atende pessoas que já possuem um registro e queiram excluir. O objetivo do projeto é realizar reconhecimento de paternidade, permitindo que as pessoas tenham documentada a sua história biológica. Pode parecer simples, mas é um grande instrumento de cidadania e de resgate da dignidade”, disse.

Além disso, o projeto (A) Gosto do Pai conta com o apoio do laboratório LACEN, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Piauí.

“A coleta é feita utilizando um método simplificado, com uma pequena amostra de sangue extraída por meio de uma simples picada em um dos dedos da mão. O procedimento é totalmente sigiloso e seguro”, pontuou a juíza.

Confira como se inscrever

Pessoas interessadas em obter o reconhecimento de paternidade, seja por meio do exame de DNA ou de forma espontânea, ou seja, sem a realização do procedimento clínico, podem se inscrever. Dessa forma, para a prosseguimento do reconhecimento de paternidade é necessário, no ato da solicitação, apresentar RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência.

Para efetivar a inscrição os interessados deverão entrar em contato através do e-mail [email protected] ou WhatsApp (86) 3223-1019.

As coletas serão feitas no período de 7 a 11 de agosto, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Teresina-Cejusc Centro, situado no 5º andar do Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto, que fica na Rua Governador Tibério Nunes, bairro Cabral, próximo ao Centro de Convenções.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: