Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

88% dos piauienses são pontuais ao pagar financiamento de veículos

O Piauí ocupa a 14ª posição no ranking nacional entre os estados com maior pontualidade

29/09/2020 11:36

Segundo levantamento inédito feito pela Serasa Experian, realizado no mês de julho deste ano, e, tendo como base as informações do Cadastro Positivo, 88,4% dos piauienses pagaram em dia as parcelas de financiamento de veículos, ocupando assim a 14ª colocação no ranking nacional entre os estados com maior pontualidade. A média nacional é de 89,6%. Para a pesquisa, foi excluído o crédito consignado, que tem o desconto direto na fonte.

Ainda de acordo com o levantamento, se comparado com outras modalidades, como empréstimo pessoal (86,1%) e cartão de crédito (86,8%), o pagamento das parcelas de financiamento de veículo é o que apresenta maior pontualidade dos brasileiros.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Os Estados do Rio Grande do Sul (91,3%), Santa Catarina (90,8%), Minas Gerais (90,8%), Tocantins (90,7%) e Espírito Santo (90,4%) foram os cinco mais pontuais no pagamento do financiamento de veículos.

Por região, o Sul liderou com 90,7% quando se refere à pontualidade, seguido da região Sudeste (90,1%); região Nordeste (88,3%); Centro-Oeste (88,1%) e Norte (87,2%).

“Além de ser, em muitos casos, o principal meio de transporte da família, o veículo se fortaleceu nos últimos anos como fonte de renda dos brasileiros que precisaram criar alternativas de emprego, dado o fraco desempenho do emprego com carteira assinada desde a recessão de 2015/16. Nestes últimos meses, vários brasileiros também encontraram no veículo uma alternativa para superarem os desafios do atual momento adverso e investiram, por exemplo, em trabalhos de entrega, transporte de passageiros e produtos, entre outros. O veículo também é a garantia da instituição que fez o financiamento, por isso, o consumidor procura priorizar o pagamento desta dívida para não correr o risco de perdê-lo”, diz o economista Luiz Rabi.

A análise do economista é reforçada com a visão do levantamento por microempreendedores individuais (MEIs). 10% dos MEIs inscritos no Cadastro Positivo possuem financiamento de veículos, percentual superior à média geral (7,3%). Quando analisado por faixa de renda, os microempreendedores individuais que ganham acima de R$ 5 mil foram os que mais tinham esse tipo de financiamento, 20,1%, ante 13,9% da representatividade geral, veja detalhes na tabela abaixo:

Brasileiros com mais de 51 anos são os mais pontuais

As pessoas acima de 51 anos foram as que mais pagaram em dia as parcelas do financiamento de veículo (90,7%), seguidas das que têm entre 26 e 50 anos (89,7%). Os jovens – de 18 a 25 – ficaram com a menor pontualidade (85,2%). “A idade traz experiência e muitas vezes mais renda e estabilidade financeira, por isso, o compromisso das pessoas mais velhas em honrar as despesas normalmente é maior. É um comportamento cultural”, reforça Rabi.

O economista lembra, ainda, que para ter uma vida financeira saudável e organizada é importante que o consumidor mantenha a pontualidade de seus pagamentos, pois isso influencia a sua pontuação de crédito, conhecido como score e, também, as suas chances de obter novos financiamentos.

Por: Isabela Lopes, com informações da Ascom
Mais sobre: