Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

70ª edição Expoapi poderá ser virtual ou adiada, sugere Wellington Dias

Governador apresentou as duas opções a representantes de entidades ligadas ao agronegócio, que divergem sobre a questão

24/08/2020 12:40

O governador Wellington Dias (PT) esteve reunido por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (24), com autoridades e representantes das entidades que organizam e promovem a Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). Na ocasião, discutiu-se formas de como realizar a 70ª edição do evento ainda em 2020.

Por conta da crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19) que o estado ainda enfrenta, o tradicional e principal evento agropecuário local ainda não possui confirmação para este ano e corre o risco de ser adiada, exceto se a organização optar por uma feira agropecuária virtual, como sugere o governador piauiense.

“Temos as condições de fazer uso da tecnologia para realizar a Expoapi e transmitir para todo o estado, mas se não for interessante para os criadores, podemos adiar a feira presencial. Temos que saber a opinião também dos produtores para ver o melhor caminho”, destacou gestor estadual.

Wellington Dias no lançamento da Expoapi de 2019 (Foto: Paulo Barros/CCom)

Membro da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apiccovi), Valter Alencar Neto acredita na possibilidade de um evento virtual como alternativa ao atual contexto sanitário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que exige novos procedimentos aos criadores e organizadores.

“A ideia do uso da tecnologia para promover um sistema novo é muito bem visto por nós, embora cause um pouco de estranheza para alguns criadores, mas podemos colher bons frutos”, disse o criador acerca desta proposta, mas ressalta que ainda seria necessário a criação de metodologias para algumas atrações do evento, como os concursos.

69ª edição da Expoapi (Foto: Roberta Aline/CCom)

André Nogueira, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), defende o adiamento da 70ª edição da Expoapi, para que seja realizada de forma presencial. “Não seria interessante para nós, criadores uma feira virtual. Queremos mostrar os animais e o nosso potencial, não seria bom fazer sem público”, argumentou. 

A expectativa é que ao longo dos próximos dias ocorram novas reuniões entre o poder público e entidades ligadas ao setor do agronegócio, para uma definição sobre a feira. “Vamos chegar a um denominador comum”, concluiu Julianna Limma, secretária do Agronegócio (Seagro).

Fonte: CCom-PI
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: