25º BC realiza solenidade de Formatura em comemoração ao dia do Exército

Na ocasião, figuras ilustres da sociedade local foram homenageadas com diplomas de honra.

17/04/2014 09:46h - Atualizado em 17/04/2014 09:59h

Compartilhar no

O 25º Batalhão de Caçadores de Teresina, conhecido como Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco, realizou na manhã desta quinta-feira (17) a solenidade de Formatura em celebração ao Dia do Exército Brasileiro comemorado em 19 de abril. Na ocasião, foram prestadas homenagens a oficiais de destaque dentro da Força e a figuras ilustres da sociedade local por serviços prestados à 10º Região Militar Piauiense.

Fotos: Jailson Soares/O Dia


Tropa em formação recebe a Bandeira durante a solenidade de Formatura do Exército

Foram agraciados com o Diploma de Amigo da 10ª Região Militar do Piauí os senhores Marcos Augusto de Carvalho Lopes, Coordenador do Núcleo de Assessoramento Jurídico em Teresina, Wilson Raimundo Estrêla, superintendente da Infraero no Piauí, Ivana de Sousa Leal, procurado geral do Estado, e o professor José de Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí.


Homenageados com o Diploma de Amigo da 10º Região Militar do Piauí

Dentre os agraciados com o Diploma de Colaborador Emérito Concedido pelo Comando Militar do Nordeste estão o empresário João Claudino Fernandes, o diretor da Chesf Divisão Piauí, Airton Feitosa, o major Raimundo Floriano de Siqueira Filho e, novamente, Ivana de Sousa Leal, procuradora geral do Estado.

A solenidade de Formatura foi presidida pelo tenente-coronel Marcelo Pereira Lima de Carvalho, comandante do Exército do Piauí que ressaltou a importância da data como uma representação do patriotismo brasileiro. “O Dia do Exército é comemorado anualmente desde 1648 quando da Batalha dos Guararapes, episódio em que toda a sociedade brasileira, independente de cor ou credo, se uniu para expulsar o invasor holandês representado pela Companhia das Índias Ocidentais. Foi aí que se deu o surgimento do Exército Brasileiro e, desde então, nós temos essa data como um marco na nossa história e um dia em que tentamos mostrar para a sociedade o sentimento de unidade e patriotismo na construção de um Brasil promissor”, declara.


Tenente-coronel Marcelo Lima de Carvalho, comandante das tropas piauienses

Durante a Formatura, as tropas do 25º BC mantiveram-se em formação recebendo, em marcha, a Bandeira e entoando hinos de exaltação da pátria e das Forças Armadas Brasileiras.  O comandante do Exército Nacional, General de Exército Enzo Martins Peri, enviou uma carta às tropas piauienses onde mencionou a “honra do trabalho prestado pela Força à sociedade” e ressaltou a “importância de se lembrar a história como um exemplo para o presente e uma forma de planejamento para o futuro”. 

Compartilhar no

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário