Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

1º dia da Campanha de Multivacinação movimenta postos de saúde da Capital

O Dia D de mobilização será no sábado e contará com 28 salas de vacinação abertas para atender crianças e adolescentes

20/09/2016 08:06

A Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente começou ontem (19) e segue até o dia 30 deste mês, tendo como público alvo crianças menores de 5 anos e entre 9 e 15 anos. O Dia D de mobilização nacional será no sábado (24) e contará com 28 salas de vacinação abertas para atender o público. 
Logo no primeiro dia de imunização, algumas salas ficaram bastante movimentadas. Alexandra Belfort, técnica em Enfermagem da Unidade Básica de Saúde Cecy Fortes, localizada no bairro Porenquanto, zona Norte de Teresina, conta que muitos pais já estão levando os filhos para vacinar. 

Iessa Lopes aproveitou logo o primeiro de campanha para vacinar Isadora (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

“Estão vindo desde as crianças menores até os adolescentes, que este ano também foram incluídos na campanha de multivacinação. As pessoas estão tendo mais consciência da importância de vacinar e mandar a caderneta atualizada, pois isso é fundamental para a saúde das crianças”, disse. 
A estudante Iessa Lopes é mãe da pequena Isadora, de apenas 4 meses. Elas compareceram bem cedo à unidade de saúde para tomar as vacinas e deixar a caderneta completa. Segundo a mãe, é muito importante seguir corretamente o calendário de vacinação para garantir que criança cresça saudável. 
“Ela já tomou todas as vacinas que tinha que tomar até agora e está com a caderneta em dia. Essa é uma importante forma de prevenir que ela não tenha nada; por isso, trouxe logo no primeiro dia, até para não pegar fila e cumprir com o calendário, assim ela fica saudável e protegida”, pontuou. 
A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, destaca que as salas de vacina dos hospitais municipais, assim como cinco Unidades Básicas de Saúde de cada região da cidade, estarão abertas no sábado, que é o dia mais tranquilo para os pais e responsáveis levarem as crianças para atualizarem a caderneta de vacina. Porém, desde essa segunda (19), todas as salas de vacina de Teresina estão disponibilizando as doses para a atualização da caderneta. 
HPV 
Amariles ainda acrescenta que é importante que as meninas de 9 a 14 anos compareçam às salas de imunização para garantir a dose da vacina do HPV, que as protegerá contra o papilomavírus humano, causador do câncer de colo de útero. 
“Para as crianças de até cinco anos de idade, por exemplo, estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente (diferia, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), vacinas VIP e VOPb (que protegem contra a poliomielite), rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela - atenuada), DTP (diferia, tétano e coqueluche) e Hepatite A”, cita. 
Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, o atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. “É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal”, conclui Amariles Borba.
Por: Isabela Lopes
Mais sobre: