Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

15ª edição do Salão do Livro do Piauí é aberta em solenidade na UFPI

A expectativa é de que neste ano o evento consiga atrair em torno de 200 mil pessoas durante os 10 dias de Salipi.

02/06/2017 20:42

“Quem gosta de ler não morre só”, a frase do escritor Ariano Suassuna abre a 15ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), sediado pelo quarto ano consecutivo no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na noite de hoje (02), a abertura do evento, ocorrida no Cineteatro da UFPI, contou com a presença de professores, estudantes e autoridades do Estado. O evento, que começa hoje, irá até o dia 11 junho.

Nesta edição, o Salão homenageia o pai da historiografia no Piauí, Odilon Nunes. Ao todo, serão 10 dias de evento com uma programação voltada para literatura, arte e cultura, com feira de livros, bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais e espaço infantil. Além disso, no último dia de salão, o show do grupo de rock nacional Biquíni Cavadão encerrará a edição deste ano.

 Serão 10 dias de evento com uma programação voltada para literatura, arte e cultura. (Foto: Elias Fontenele)

A expectativa da Fundação Quixote, idealizadora e organizadora do Salipi, é de que a esta edição repita o público de anos anteriores. Ao todo, durante os 10 dias de evento, são esperados cerca de 200 mil visitantes, consagrando o salão com uma das maiores feiras de livros do país. “Nós acreditamos que somente no último dia, com o show do Biquíni Cavadão, nós consigamos alcançar em torno de 40 mil pessoas”, destaca o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes. (Foto: Elias Fontenele)

O Salipi vem se renovando ao longo dos anos para atender ao maior número de pessoas possível, e atrair cada vez mais o público mais jovem. Segundo um dos coordenadores do Salão, o professor Luiz Romero, as sugestões do público são levadas em consideração no momento da escolha dos palestrantes e escritores a participar do evento. “Muitos dos convidados foram sugestões dos próprios participantes, em especial da galera teen, e muitos estão ligados as redes sociais”, afirma.

Para o reitor da UFPI, Arimateia Dantas, a realização do Salipi no espaço da universidade é positiva não somente para o evento em si, mas para os frequentadores e estudantes da UFPI. “O Salipi está sendo realizado em um local mais apropriado, com maior segurança e onde está o maior público do evento, que é a comunidade acadêmica”, ressalta o reitor, adiantando que a parceria entre a Fundação Quixote e a UFPI não acabará este ano.

Reitor da UFPI, Arimateia Dantas. (Foto: Elias Fontenele)

Dentro da programação do Salipi, acontecerá a 20º edição do Seminário Língua Viva. Dentre os autores que participaram desta edição estão nomes como Marcelo Rubens Paiva, Sergio Conh, Sueli Ramalho, Nei Lopes, Marcelino Freire, Samir Machado de Machado, Edmilson Caminha, Antonio Risério, Luiz Felipe Pondé, Rossandro Klinjey, Carlos Newton Júnior, Isabela Freitas, Gustavo Lacombe, Raphael Fontes, Eneas Barros, Thalita Rebouças e do escritor e músico Tico Santa Cruz.

15ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) será sediado pelo quarto ano consecutivo no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. (Foto: Elias Fontenele)

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: