• Banner OAB
  • Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • Novo app Jornal O Dia

Prefeitos da região de Floriano criam nova associação de Municípios

Criada a Associação Municipalista do Centro Sul do Piauí (AMUCESPI)

18/11/2014 11:49h

A união como forma de enfrentar os principais problemas que afligem os municípios da região centro-sul do Piauí. Com esses intuito, dez prefeitos reuniram-se na noite desta segunda-feira (17), em Floriano, para criar uma associação que dê mais expressividade aquela região.

Representantes de outras associações regionais, como o G15 (Grupo de Municípios dos Cerrados Piauienses), através do seu presidente Agamenon Franco e a AMES (Associação de Municípios do Extremo Sul do Piauí), com o seu coordenador Henrique Cabral, participaram da reunião para transmitir experiências. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal e o procurador jurídico da instituição, João Deusdete, também contribuíram com o momento.  

Durante o encontro, foi definido o nome da associação e eleita a diretoria. A Associação Municipalista do Centro-Sul do Piauí (AMUCESPI) tem como presidente o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; vice-presidente o prefeito de São Francisco do Piauí, Francisco Costa; primeiro secretário, prefeito Gilmar de Rio Grande e o primeiro tesoureiro o prefeito de Nazaré do Piauí, Júnior Nunes. O mandato é de dois anos.

Fazem parte do Conselho Diretor, o prefeito de Pavaçu, Sr. Neto e o prefeito de São José do Fidalgo, Cristóvão Dias. O Conselho Fiscal está composto pelo prefeito de Marcos Parente, Manoel Emídio; o prefeito Valdemar Santos de São José do Peixe e o prefeito Manoel Tuda da cidade de Porto Alegre. Os membros suplentes são Laerte de Socorro do Piauí; prefeito Aurélio de Landre Sales e a prefeita Shirlene da cidade de Jerumenha.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior este primeiro encontro teve como objetivo mostrar a proposta da associação e a assinatura da ata em que os municípios se declaram como participantes da instituição. “Marcamos uma Assembleia Geral para o dia 13 de dezembro, mas antes já vamos ter algumas atividades, como prestigiar o aniversário da cidade de São Francisco do Piauí, já representando a associação”, afirma o prefeito.

Gilberto Júnior falou ainda sobre a satisfação de ter sido escolhido o presidente da associação. “Um grande desafio, mas por uma boa causa. É com muita satisfação e um grande privilégio de ter sido escolhido pelos demais prefeitos como presidente da AMUCESPI, no sentido de representar os interesses dos municípios dessa região”, destaca.

Associações regionais fortalecem o municipalismo

O presidente o G15, Agamenon Franco, apresentou a experiência exitosa do grupo e propôs a aproximação das duas regiões. “Temos que enfrentar a crise e trabalhar muito, pois a população não quer saber de desculpas, mas sim de resultados. Depois que nos unimos em nossa região já conseguimos vitórias como o aumento do ICMS que era dividido injustamente. Agora queremos soluções regionais para saúde e educação”, completa.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, afirma que a criação de associações e grupos regionais de municípios fortalece o municipalismo. Leal vem dando apoio e incentivo ao que pode levar a APPM se tornar uma federação de municípios.

“Queremos os municípios unidos em associações e consórcios, só assim teremos mais força quando buscarmos um projeto de desenvolvimento regional ou a resolução de nossos problemas comuns. A APPM é uma instituição forte e vem fomentando a criação desses grupos a nível regional”, finaliza Arinaldo.

Fonte: Portal da APPM

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas