• Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • Novo app Jornal O Dia

Colônia do Piauí terá mais de 450 propriedades registradas no CAR

Colônia do Piauí terá mais de 450 propriedades registradas no CAR

03/08/2016 10:36h

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realiza, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Cadastro Ambiental Rural (Car), além dos serviços de georreferenciamento em todo o estado. No momento, as equipes técnicas estão no município de Colônia do Piauí, onde serão cadastradas cerca de 290 propriedades.

O Cadastro Ambiental Rural, que é uma exigência do Ministério do Meio Ambiente, viabiliza acesso, por meio de banco de imagens, via satélite, às terras do território brasileiro, possibilitando a fácil localização e identificação dos lotes, inclusive áreas de domínio do Estado.

Segundo Jailton Chaves, diretor de Operações do Interpi, já foram cadastrados mais de 30% dos lotes de Colônia no Piauí, o que corresponde a mais de 170 propriedades rurais do município, tais como os povoados Puçás I, Puçás II, Malhada Grande, Mourões e Pau Ferro.

“Como grande parte dos proprietários rurais não tem condições financeiras para custear os serviços topográficos, tal como o georreferenciamento, as equipes técnicas estão em campo realizando esses procedimentos necessários para o cadastro ambiental”, destaca o diretor.

Palestra para esclarecer aos trabalhadores rurais o motivo do cadastramento( Foto: Ascom Interpi)

Para Priscila Torres, engenheira do Interpi, o trabalho técnico tem recebido o apoio dos sindicatos dos trabalhadores de cada região visitada, o que reforça a importância do cadastro para os proprietários. “Nosso trabalho tem tido grande receptividade da população rural. Além de palestras para esclarecer aos trabalhadores rurais o motivo desse cadastramento, fazemos também atendimento individual, principalmente para quem ainda não fez o levantamento da terra”, pontua a engenheira.

A diretora interina do Interpi, Regina Lourdes, explica que o Cadastro Ambiental, além de contribuir para o programa de recuperação ambiental e combate ao desmatamento, traz benefícios ao próprio agricultor. “O CAR é um dos pré-requisitos para o ingresso dos proprietários rurais ao Programa de Regularização Fundiária e também facilita o acesso ao crédito rural”, garante a diretora.

Fonte: Ascom

Deixe seu comentário

Tags: colonia, car,


Notícias Relacionadas