• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Salvador terá segundo turno com ACM Neto e Pelegrino

Opositores dos partidos DEM e PT se enfrentarão no dia 28 de outubro

08/10/2012 17:49h

A eleição para a prefeitura de Salvador será decidida no segundo turno entre ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT).

Segundo a Justiça Eleitoral, ACM Neto recebeu 518.976 votos, o que corresponde a 40,17% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Pelegrino teve 513.350 votos, o equivalente a 39,73%. A diferença entre os candidatos foi de 5.626 votos, menos de 1%.

"Nós fizemos o nosso trabalho e vamos manter no segundo turno. O Ibope mais uma vez errou na Bahia. Eu tenho que agradecer todo dia ao povo de Salvador por ter me dado essa votação",disse o candidato democrata em seu comitê de campanha em Salvador na noite deste domingo (7).

"A leitura é que nós saímos com 13% e chegamos empatados. Nós sempre apostamos que essa eleição seria definida no segundo turno. Acho que nós vamos ganhar a eleição", afirmou o candidato Nelson Pelegrino, do PT, em seu comitê de campanha, logo após resultado parcial da disputa.

ACM Neto é deputado federal pelo terceiro mandato. O candidato democrata disputou as eleições municipais em Salvador em 2008, quando João Henrique (PP) foi reeleito prefeito da capital baiana.

ACM Neto iniciou a campanha eleitoral aparecendo em primeiro lugar na primeira pesquisa Ibope divulgada em Salvador. Nas duas pesquisas seguintes, manteve-se na frente. Nas duas últimas edições da pesquisa, foi apontada possibilidade de segundo turno em Salvador.

Pelegrino afastou-se das atribuições como deputado federal (quarto mandato) para entrar pela quarta vez na disputa pelo cargo de prefeito de Salvador. Ele começou a aparecer na frente da pesquisa Ibope nas edições divulgadas em 27 de setembro e 6 de outubro.

Durante a corrida eleitoral, Pelegrino e ACM Neto trocaram uma série de críticas. A disputa foi marcada principalmente pelos direitos de respostas que cada candidato conseguiu junto à Justiça Eleitoral.

Propostas de ACM Neto
Dentre as principais propostas apresentadas pelo candidato do Democratas, está a criação das "prefeituras-bairros" com o objetivo de levar a gestão municipal para várias partes da cidade. O candidato apresentou também a proposta de criar o "Centro de Operações de Salvador" para viabilizar a melhoria da viabilidade urbana. Para os passageiros de ônibus, o candidato prometeu o "bilhete único integrado por três horas para que com apenas um bilhete o usuário possa usar trem, ônibus e metrô. Na área da saúde, o democrata afirmou pretender implantar um "Programa Integrado para a Infância" e expansão no sistema de atendimento de creches, além da construção de centros de educação integral.P

Propostas de Pelegrino
Dentre as principais propostas apresentadas pelo candidato do PT, está a campanha "Trânsito Livre", que visa construir viadutos e novas vias, como a Avenida 29 de Março. Na área da saúde, ele propôs implantar oito centros integrados de atenção à saúde, chamados também de policlínicas, que terão 13 especialidades médicas, além da criação da ambulância e helicóptero SOS no Ar. No quesito mobilidade urbana, ele apontou a implantação do sistema integrado de transporte coletivo, englobando as linhas 1 e 2 do metrô e recuperar os trens do subúrbio.

Veja o resultado completo:

ACM Neto (DEM) - 518.976 (40,17%)
Pelegrino (PT) - 513.350 (39,73%)
Mário Kertész (PMDB) - 121.894 (9,43%)
Márcio Marinho (PRB) - 84.094 (6,51%)
Hamilton Assis (PSOL) - 33.650 (2,60%)
Da Luz (PRTB) - 20.143 (1,56%)

Brancos - 72.972 (4,84%)
Nulos - 141.443 (9,39%)
Abstenção - 375.022 (19,93%)

Fonte: G1

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas