• Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Firmino entrará com duas ações contra Instituto Ibope

A assessoria jurídica do tucano considera que a pesquisa do instituto apresenta indícios de fraude

07/10/2012 09:20h

A coligação 'Construindo Novos Caminhos Com o Povo', encabeçada pelo tucano Firmino Filho (PSDB), irá ingressar com duas ações contra o Instituto de pesquisas Ibope, por suposta fraude em pesquisas eleitorais. Segundo a assessoria jurídica do partido, o Instituto foi o que apresentou os resultados mais distoantes dentre os apresentados. A pesquisa em questão mostra o candidato da situação, o petebista Elmano Férrer, 8 pontos percentuais à frente de Firmino, que aparece em segundo lugar.

De acordo com Charles Marques, representante da assessoria jurídica do partido, serão ingressadas duas ações contra o instituto. Uma delas será protocolada junto à comissão de propaganda erleitoral, localizada na 63ª Zona Eleitoral, para que seja aplicada multa e deixe de ser veiculada a referida pesquisa.

A segunda ação será o pedido de instauração de procedimento investigatório junto à Polícia Federal, confirgurando ação criminal, já que a coligação alega que a pesquisa divulgada é fraudulenta. "O Ibope não é mais caso de Justiça, mas sim caso de Polícia. Essa foi a única pesquisa que destoou", destacou Charles, que completou: "O histórico do Ibope, nao só no Piauí, mas em todo o país, mostra que as últimas pesquisas exibem fortes indícios de fraude".

Nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Paraíba, por exemplo, o instituto foi proibido de divulgar suas pesquisas. No primeiro estado, a proibição aconteceu duas vezes, somente este ano.

Pesquisa Ibope

O Ibope divulgou na sexta-feira (5), sua última pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Teresina. A pesquisa foi encomendada pela TV Clube. Na consulta, o candidato do PTB, Elmano Férrer, aparece com 35% das intenções de votos, enquanto o candidato Firmino Filho (PSDB) ficou com 27% da preferência do eleitorado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 05 de outubro e a informação divulgada é de que foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Teresina. A margem seria de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Wellington Dias do PT apareceu com 14%; enquanto o candidato Beto Rego obteve 10%.

Por: Mayara Bastos e Maria Romero

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas