Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trump recua em briga judicial e Forças Armadas admitirão transgêneros

As sentenças das cortes, uma do Estado de Washington (noroeste) e outra da Virgínia, foram anunciadas na semana passada

30/12/2017 11:51

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (29) que as Forças Armadas dos EUA passarão a admitir pessoas transgênero a partir de segunda (1º), em um recuo do presidente Donald Trump, que havia decidido revogar a medida.

Segundo as autoridades de Defesa, a Casa Branca desistiu de recorrer da decisão de dois tribunais federais de segunda instância, que haviam determinado a derrubada do decreto de Trump proibindo a entrada dos transgêneros.

As sentenças das cortes, uma do Estado de Washington (noroeste) e outra da Virgínia, foram anunciadas na semana passada. Isso fará com que se mantenha o cronograma previsto em 2016, com a decisão de Barack Obama.

Trump, porém, pode tentar novamente retomar a proibição. Membros do Departamento de Justiça afirmaram à agência de notícias Reuters que o governo encomendou um estudo independente para embasar a iniciativa presidencial.

A revogação do decreto de Obama ocorreu em julho. O presidente disse que os militares "não podem ser atrapalhado pelos tremendos gastos médicos e a perturbação que podem implicar a existência de transgêneros militares".

Isso levou a quatro liminares de juízes federais de primeira instância impedindo sua aplicação até acabar a disputa na Justiça. Eles consideraram que a ordem violava o direito constitucional de que todos são iguais perante a lei.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: