Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Real Madrid denuncia racismo contra Vinícius Jr. ao Ministério Público espanhol; Lula pede providências

Vinícius Jr. foi hostilizado e chamado de “macaco” por torcedores do time valenciano.

22/05/2023 às 10h06

26/09/2023 às 03h16

O Real Madrid C.F emitiu uma nota nesta segunda-feira (22) em que comenta e se manifesta contra o episódio de racismo vivenciado pelo atacante brasileiro Vinícius Jr. no jogo contra o Valencia ocorrido no final de semana. Vinícius Jr. foi hostilizado e chamado de “macaco” por torcedores do time valenciano.

Na nota, o Real Madrid informa que denunciou os ataques sofridos por Vinícius Jr. ao Ministério Público espanhol e que recorreu à Procuradoria Geral do Estado para que sejam tomadas providências legais quanto ao ocorrido. No comunicado, o time reiterou ainda que os fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência do Estado Social e Democrático de Direito.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Vini Jr. - (Foto: Pablo Morano) Foto: Pablo Morano
Vini Jr.

“O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a correspondente denúncia à Procuradoria Geral do Estado, mais especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e as responsabilidades apuradas”, diz o time na nota.

Presidente Lula pediu providências

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade com o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, que foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21). Para o presidente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países devem tomar providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

Presidente Lula - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Presidente Lula

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, acrescentou Lula.

O caso

Durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas. Esta não é a primeira que o jogador é atacado. Pelas redes sociais, ele manifestou sua revolta com a La Liga, a liga espanhola de futebol.

Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, desabafou.

Mais sobre: