Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia dispersa manifestação contra G20 na Alemanha

Tema do protesto em Hamburgo é 'bem-vindos ao inferno'. Cidade alemã recebe líderes para reunião internacional.

06/07/2017 18:05

A polícia da Alemanha dispersou nesta quinta-feira (6) uma manifestação contrária à reunião do G20 em Hamburgo, na Alemanha. O tema do protesto, que é também usado como hashtag em redes sociais, é "Bem-vindos ao inferno" (#welcometohell).

A polícia agiu quando um grupo de black blocs, mascarados e com roupas pretas, se misturou aos outros manifestantes. Na Alemanha não é permitido se manifestar com máscara. Como não foi possível separar os black blocs dos demais, o avanço do protesto foi impedido pelos agentes, e então veio o confronto.

Até às 19h30 locais (14h30 de Brasília), a polícia estimava que havia 12 mil manifestantes. Deles, cerca de mil eram black blocs.

Polícia impede avanço de manifestação contrária ao G20 nesta quinta-feira (6) em Hamburgo (Foto: STEFFI LOOS / AFP )

No Twitter, a polícia informou que seu porta-voz foi agredido e teve de ir para um lugar seguro.

A polícia também avisou pelo Twitter que com o aumento das tensões foi necessário usar os lançadores de água. Os policiais dizem que foram alvejados por garrafas e outros objetos.

Faixa com o tema do protesto: 'G20 Bem-vindos ao inferno' (Foto: Michael Probst/AP)

Chamada de "Welcome to Hell" ("Bem-vindos ao Inferno"), a manifestação é a mais importante entre as previstas para acontecer na cidade durante a reunião da cúpula. O protesto começou no Mercado de Peixe (Fischmarkt) de Hamburgo, no centro da cidade, às margens do Rio Elba.

À frente da marcha, um grande cartaz pedia para "esmagar o G20" ("smash G20"). Ela foi convocada por uma autodenominada "aliança autônoma anticapitalista". O objetivo dos organizadores era rodear o Palácio dos Congressos, onde estão as delegações da reunião.

Cerca de 20 mil policiais de várias partes da Alemanha foram deslocados para Hamburgo como medida antiterrorismo e para evitar a violência nas cerca de 30 manifestações previstas durante a reunião.

Fonte: G1
Mais sobre: