Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Papa diz esperar que pacto da ONU traga compaixão a migrantes

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular foi adotado por mais de 150 países na segunda-feira passada (10) em Marrakesh, Marrocos.

17/12/2018 08:25

 O papa Francisco expressou neste domingo (16) seu apoio ao Pacto Global para a Migração, adotado pela ONU, e disse esperar que o documento inspire a comunidade internacional a agir com "responsabilidade, solidariedade e compaixão".

Diante de milhares de fiéis na praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco disse que o texto da ONU oferece parâmetros para a comunidade internacional tratar a migração de maneira "segura, coordenada e regular".

"Espero que a comunidade internacional possa trabalhar, graças a este acordo global, com responsabilidade, solidariedade e compaixão em relação àqueles que, por várias razões, deixaram seu país", afirmou o papa.

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular foi adotado por mais de 150 países na segunda-feira passada (10) em Marrakesh, Marrocos.

O documento tem entre seus objetivos evitar que o migrante irregular seja deportado imediatamente e que cada caso seja analisado individualmente. O texto garante ainda acesso dos migrantes a justiça, saúde, educação e informação.

O Brasil assinou o documento, não vinculante, mas o futuro chanceler Ernesto Araújo afirmou que o governo de Jair Bolsonaro deverá se desassociar do pacto.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: