Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No jogo da entrega das faixas, campeão Manchester City vence o Chelsea em casa

A equipe de Pep Guardiola entrou em campo em clima de festa, comemorando seu 9º título inglês mesmo sem ter sido preciso entrar em campo.

21/05/2023 às 18h16

26/09/2023 às 03h16

Manchester City e Chelsea chegaram à 37ª rodada da Premier League em pólos completamente diferentes. De um lado, a equipe de Pep Guardiola entrou em campo em clima de festa, comemorando seu 9º título inglês mesmo sem ter sido preciso entrar em campo já que o Arsenal, vice-líder e único time ainda com chances matemáticas de ser campeão, foi derrotado no sábado pelo Nottingham Forest dos brasileiros Gustavo Scarpa, Danilo, Felipe e Renan Lodi e acabou entregando a taça nas mãos do City. O Chelsea, do outro lado, entra amargando o pior ano do clube desde que passou a ser incluído no Big-6 (grupo dos 6 grandes clubes ingleses). Na temporada 2015/2016 a equipe londrina somou apenas 50 pontos e não se classificou para nenhuma competição europeia, terminando apenas na 10ª posição. Nessa temporada, no entanto, a equipe iniciou a partida consciente de que só conseguiria chegar a 49 pontos, caso vencesse os dois jogos restantes e só poderia terminar o campeonato em 11º, na melhor das hipóteses.

O jogo

Quando a bola rolou, o que se viu foi um Manchester City objetivo, buscando a vitória, mas com uma intensidade bem menor do que a que temos visto nessa reta final de Premier League e Liga dos Campeões. Guardiola optou por mandar a campo um time misto, podendo assim descansar os principais jogadores do elenco. Estrelas como Haaland, Ederson, De Bruyne, Gundogan e Bernardo Silva foram poupados e começaram a partida do banco de reservas. Do lado do Chelsea, o questionado técnico Frank Lampard, que vive suas duas últimas partidas no comando dos blues (o inglês será substituído pelo argentino Maurício Pochettino ao fim da temporada), por motivos diferentes, também mandou um time misto a campo. Sem destaques como Kanté, Cucurella e Mason-Mount que estão fora por lesão, Lampard acabou dando tempo de jogo a jogadores mais jovens e deixando grandes contratações recentes no banco como João Félix e Mudryk.

O gol de Julián Álvarez, aos 12' do primeiro tempo após assistência de Palmer, deu ao Manchester City a tranquilidade necessária pra manter a partida no seu próprio ritmo. Aos 25' do segundo tempo, o argentino ainda faria o seu segundo gol na partida, mas o VAR acabou achando um toque de mão de Mahrez na origem da jogada e o gol foi anulado. Apesar de ter finalizado apenas duas vezes ao gol, contra seis vezes do Chelsea, o Manchester City foi mais efetivo e, ao apito final, a torcida pôde fazer uma grande invasão ao campo para comemorar a sua 7ª conquista de Premier League desde que a competição passou a ser reconhecida assim, chegando a 9 conquistas da equipe ao todo. Como técnico, esse é o 5º título de Guardiola treinando os citizens. 

Manchester City - (Divulgação/Manchester City) Divulgação/Manchester City
Manchester City

O que vem por aí

Agora, a equipe de Pep Guardiola se prepara para o fim de temporada mais especial dos últimos anos. No dia 03/06 enfrenta o Manchester United pela final da tradicionalíssima Copa da Inglaterra em Wembley e no dia 10/06 viaja ao Atatürk Stadium, em Istambul, na Turquia, para encarar a Internazionale de Milão pela final da UEFA Champions League com amplo favoritismo. Caso vença as duas finais que lhe restam, o Manchester City será apenas o 8º clube europeu a conseguir conquistar a tríplice coroa (UEFA Champions League, Liga Nacional e Copa Nacional). Feito que apenas sete clubes europeus conseguiram ao longo da história. Ao Chelsea resta apenas cumprir tabela na próxima rodada, quando receberá o Newcastle (3º colocado) em Stamford Bridge, podendo agora, chegar a apenas 46 pontos e conquistar apenas a 11ª colocação.

Mais sobre: