Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulher é envenenada com mesma substância usada contra ex-espião russo

O Reino Unido liderou uma campanha contra a Rússia ao acusá-la de usar o agente para tentar matar o ex-espião.

09/07/2018 09:22

O governo do Reino Unido confirmou neste domingo (8) a morte da britânica Dawn Sturgess, 44, envenenada com o mesmo agente neurotóxico usado contra o ex-espião russo Serguei Skripal, 66.

Dawn e Charlie Rowley, 45, foram encontrados desacordados no último dia 30 na cidade de Amesbury, em Wiltshire, a 10 km de Salisbury, local onde Skripal e sua filha Iulia, 33, foram envenenados em março –eles se recuperaram, tiveram alta e estão incomunicáveis agora.

A Scotland Yard informou na última quarta-feira (4) que Dawn e Charlie foram expostos ao Novitchok (novato, em russo), um veneno desenvolvido na União Soviética e banido após o fim da Guerra Fria, em 1991.

O Reino Unido liderou uma campanha internacional contra a Rússia ao acusá-la de usar o agente para tentar matar o ex-espião. O Kremlin nega as acusações, que levaram a uma expulsão mútua de diplomatas, sem precedentes nos últimos anos. e à deterioração da relação entre o governo russo e o Ocidente.

Na última quinta-feira (5), os governos dos dois países voltaram a trocar acusações sobre a responsabilidade de cada lado no caso.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: