'Mande mais vinho', diz mensagem de hebreu em placa de 2 mil anos

O pedido teria sido feito pelo soldado Hananyahu ao amigo Elyashi, no ano 600 A.C.

21/06/2017 18:28h

Compartilhar no

"Se houver mais vinho, envie (quantidade)", diz o início de uma mensagem escrita em um fragmento de cerâmica hebraico datado de dois mil anos atrás, conforme descoberta inédita de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, em um estudo apoiado por outras instituições. O pedido teria sido feito pelo soldado Hananyahu ao amigo Elyashi, no ano 600 A.C.

Os resultados da pesquisa sobre esta peça - descoberta há meio século na fortaleza de Arad (parte do antigo reino de Judá) e exibida no principal museu da região - foram anunciados, há uma semana, pela revista científica PLoS One. 

Para decifrar o texto de três linhas, até então considerado sem vestígios de tinta, os estudiosos se debruçaram em uma análise do verso do óstraco, sendo que, anteriormente, os arqueólogos só haviam se dedicado a traduzir a parte da frente, mais preservada. Nesta investigação, o grupo também encontrou quatro novas linhas no lado já conhecido da peça.

Além de pedir mais vinho, o remetente se coloca à disposição caso o destinatário precise de algo e finaliza a mensagem com um pedido de fornecimento de outra mercadoria de bebida alcoólica para um homem chamado Ge'alyahu.

Compartilhar no
Fonte: Extra

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas