Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Israel fecha embaixada em Assunção como retaliação a governo paraguaio

Paraguai transferiu sua sede diplomática de Jerusalém para Tel Aviv. Netanyahu classificou como "gravíssima" a situação.

05/09/2018 16:19

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quarta-feira (5) o fechamento de sua embaixada no Paraguai, depois que Assunção transferiu sua sede diplomática de Jerusalém para Tel Aviv.

Netanyahu classificou como "gravíssima" a situação após a decisão do novo presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Foto: Divulgação)


A Embaixada do Paraguai ficava em Tel Aviv, mas havia sido deslocada para Jerusalém pelo ex-presidente Horacio Cartes em 21 de maio passado, seguindo o exemplo de países como Estados Unidos e Guatemala. 

Hoje sob jurisdição de Israel, Jerusalém é disputada por israelenses e palestinos como sua capital e é um dos pontos cruciais das negociações de paz entre os dois países.

Segundo o novo governo paraguaio, a decisão de retornar a sede para Tel Aviv foi tomada para "contribuir com a intensificação dos esforços diplomáticos regionais e internacionais, a fim de alcançar uma paz abrangente, justa e duradoura no Oriente Médio".

Um comunicado do ministério das relações exteriores da Palestina afirma que a decisão paraguaia foi um pedido do ministro Riyad al-Maliki a Mario Abdo em um encontro duas semanas atrás. A mudança foi vista como "uma nova conquista diplomática palestina".

Fonte: Folhapress
Mais sobre: