Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FAB resgatará brasileiros presos no Caribe após passagem de Irma

O Ministério das Relações Exteriores informou que até o momento há mais de60 brasileiros em três ilhas mais afetadas pela passagem do furacão

11/09/2017 08:31

O governo brasileiro vai enviar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros afetados pela passagem do furacão Irma pelas Ilhas Virgens. A expectativa é de que o voo ocorra na terça, quando são esperadas melhores condições climáticas.

Em nota divulgada há pouco, o Ministério das Relações Exteriores informou ter recebido informações até o momento da presença de mais de 60 brasileiros em três ilhas mais afetadas pela passagem do furacão. A maior parte está concentrada no lado holandês da Ilha de São Martinho. Há ainda registros de pessoas em Tortola e em Turcas e Caicos.


Caribe: a maior parte está concentrada no lado holandês da Ilha de São Martinho. Foto: Ministry of Defense/Reuters

Um núcleo de atendimento emergencial na área consular do Itamaraty foi montado em Brasília. Foi formada ainda uma rede de comunicação em tempo real com postos da rede consular diretamente responsáveis.

A informação do Ministério das Relações Exteriores é de que brasileiros que se encontravam em algumas das regiões atingidas pelo furacão já receberam apoio e foram retirados dos locais atingidos, graças à cooperação dos governos da França, Países Baixos e Reino Unido.

O voo da FAB tem como destino a ilha de São Martinho. O Itamaraty informou ainda manter entendimento com governo do Reino Unido para possibilitar a retirada de brasileiros que se encontram em territórios britânicos.

Fonte: Exame
Mais sobre: